Hospital Geral Menandro de Faria recebe Centro de Bioimagem

Hospital Geral Menandro de Faria recebe Centro de Bioimagem

26165026761_fcb9f08922_z

Foi inaugurado nesta quarta-feira (21) o novo Centro de Bioimagem do Hospital Geral Menandro de Faria, fruto da Parceria Público-Privada (PPP) entre o estado e a Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD).

Foram investidos cerca de R$ 6 milhões entre obras e equipamentos. O Centro de Bioimagem conta com dois novos aparelhos de raio-X e um tomógrafo de 16 canais. A expectativa é que sejam realizados mais de 7,5 mil exames por mês, sendo 6 mil raio-X e cerca de 1,5 mil tomografias computadorizadas.

De acordo com o Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, um dos diferenciais do tomógrafo de 16 canais é a velocidade de aquisição da imagem e resolução. "Se o paciente está num quadro clínico que não consegue ficar parado durante um tempo maior, o exame seria prejudicado em um tomógrafo de um canal, enquanto o aparelho de 16 canais adquire a imagem rapidamente com possibilidade de reconstrução em outros planos, inclusive 3D.

O governador Rui Costa destacou as vantagens da parceria público-privada, que está sendo implantada nos principais hospitais do estado. “Com o modelo, temos um ganho na eficiência dos atendimentos, porque, se uma máquina dessa quebrar, por exemplo, e ficar uma semana sem realizar exames, a empresa não recebe o dinheiro do Estado por aqueles dias sem o serviço, o que impulsiona mais agilidade na resolução dos problemas e também no cuidado com a manutenção dos aparelhos. Sem contar que, sem essa parceria, quando o equipamento quebra, é preciso que o Estado cumpra o normativo das leis de compra, de licitação, o que acaba demorando. Ou seja, a PPP traz benefícios para todos os envolvidos, principalmente para a população, que conta sempre com um serviço rápido e de qualidade”, ressaltou. 

Sobre os investimento em saúde no município de Lauro de Freitas, Rui Costa lembrou que, em breve, será aberto o edital de licitação para o Hospital Metropolitano. “Abriremos esse processo nos próximos dias e, assim que tivermos a licitação concluída, a expectativa é que o hospital fique pronto em, no máximo, um ano e meio. Este é mais um importante investimento para a região metropolitana, que contará com um reforço significativo na área da saúde”, concluiu o governador. 

Os pacientes terão acesso ao Centro de Bioimagem através da regulação do próprio Menandro de Faria, ou por meio de outras unidades de saúde, através da regulação do Governo do Estado. Para os pacientes encaminhados de outros hospitais, além de documento de identificação com foto e cartão do SUS, será necessário levar a solicitação do exame. A unidade de imagem funciona de segunda a sexta-feira, em diferentes turnos, por dia, com quatro radiologistas dedicados unicamente ao Centro.

inauguração centro de imagem lauro de freitas

Ao Saúde no Ar a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho, confessou a satisfação de receber o equipamento no município: “ Estamos também muito felizes por receber o novo Hospital Metropolitano. A UTI do Menandro também deve receber apoio do Governo do Estado. Estamos buscando outras parcerias.  Já ampliamos a atenção básica, reabrimos 14 postos de saúde desde o inicio da nossa gestão priorizando a saúde de Lauro de Freitas”.

Parceria Público-Privada- A unidade de bioimagem  é fruto de uma Parceria Público Privada (PPP), primeira do tipo no Brasil. Criada em 2015, a PPP, que tem a Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD) como parceiro privado do Governo da Bahia, realiza a gestão e operação de 11 unidades de bioimagem em hospitais estaduais de sete municípios.  Até o momento foram investidos mais de R$ 120 milhões e realizados mais de 550 mil exames de tomografia,  ressonância magnética, mamografia e raio-X.

centro de imagem Lauro de Freitas

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *