HIV: Anvisa aprova novo tratamento

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento do HIV. O novo remédio possui a combinação de duas substâncias – a lamivudina e o dolutegravir sódico – em um único comprimido.

De acordo com a a agência, a aprovação representa um avanço no tratamento, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais. Segundo a bula aprovada o novo medicamento reduz a quantidade de HIV no organismo; mantendo-a em um nível considerado baixo. Além disso, promove o aumento da contagem de cédulas CD4, que exercem papel importante na manutenção de um sistema imune saudável, ajudando a combater infecções.

Assim, entre as indições do medicamento está o um regime complemento para o tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1) em adultos e adolescentes acima de 12 anos pesando pelo menos 40 quilos; sem histórico de tratamento antirretroviral prévio ou em substituição ao regime antirretroviral atual em pessoas com supressão virológica.

O responsável pelo medicamento é o laboratório GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Para consultar a bula, acesse.

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.