HGRS utiliza próteses fabricadas em impressora 3 D em cirurgia

HGRS utiliza próteses fabricadas em impressora 3 D em cirurgia

A equipe de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Roberto Santos (HGRS) realizou nesta quarta-feira (25.11) uma cirurgia inédita no Nordeste, com uso de próteses de titânio, fabricadas em impressora 3 D.  Uma outra operação, também inédita, com utilização de placas de titânio para fixação óssea, igualmente fabricadas em impressora 3D, estava marcada para esta quinta, em horário não divulgado.

O cirurgião Adriano Freitas de Assis, doutor em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF), professor e preceptor do Serviço de CTBMF da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, conduziu a cirurgia ao lado de um grupo de residentes em CTBMF e alunos de graduação em Odontologia. Ele explica que a nova tecnologia permite a customização da prótese, reduzindo em 40% a 50% o tempo de duração do procedimento cirúrgico ,além de reduzir os riscos de complicações e de infecções, proporcionando uma recuperação mais rápida ao paciente.

O paciente J.S.S que foi vítima de agressão física há cerca de um ano apresentava sequelas de fraturas faciais, com afundamento do osso frontal, órbita e osso malar, configurando a necessidade de reconstrução do osso frontal da órbita esquerda e do osso malar esquerdo. Segundo o cirurgião Adriano Assis, as próteses foram customizadas especificamente para o paciente, com encaixe e projeção perfeitos.  A segunda cirurgia, com a mesma equipe de especialistas, será para reposicionamento da maxila e avanço da mandíbula e do queixo de D.C.A.

Para o especialista, com essa tecnologia se chega o mais perto possível do natural, sem necessidade de enxertos ósseos, diminuindo o trauma e tempo cirúrgico, e, consequentemente reduzindo risco de infecção e outras complicações.

“O que antes era praticamente impossível, hoje é totalmente viável com essa tecnologia, de excelência em reconstrução facial”, diz o cirurgião Paulo Moraes, diretor da Uri Produtos Médicos e Hospitalares, doadora do material fabricado pela empresa Bioconect especialmente para os dois pacientes do HGRS .

 

Portal  Saúde no Ar

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.