Hepatites virais é o tema do Saúde no Ar desta segunda-feira (27/07)

Hepatites virais é o tema do Saúde no Ar desta segunda-feira (27/07)

imagem_hipatites4

Nesta segunda-feira (27/07),  no Programa Saúde no Ar ( Rádio Excelcior da Bahia AM840)  a jornalista e  radialista Patrícia Tosta, entrevista a enfermeira e coordenadora do serviço de Doenças Transmitidas Sexualmente (DST) de Salvador,  Flávia Guimarães.  O tema da entrevista são as hepatites virais.

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

O víus da hepatites virais, B, C e D, são  transmitidos através de praticou sexo desprotegido (B) , transfusão sanguínea ,  compartilhamanto de  seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam.  O vírus da A e da E, a transmissão ocorre através do  contágio   fecal-oral e de  condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e de alimentos contaminados. A hepatite  E é mais frequente na África e na Ásia.

A partir de iniciativa e propostas brasileiras, a Organização Mundial de Saúde (OMS), durante Assembléia Mundial da Saúde realizada em maio de 2010, instituiu a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

O programa, tendo como âncora, Patrícia Tosta, vai ao ar das 8h âs 9h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.

Jorge Roriz

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *