Governo lança Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde

Governo lança Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde

O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (15), o lançamento de ações de valorização e qualificação das residências médicas e concessão de incentivos; programa liderado pelo Ministério da Saúde, o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.

De acordo com o anuncio, o plano contará com investimento de R$ 258 milhões para qualificação, apoio a abertura de novos programas de residências e valorização dos profissionais.

Além disso, as ações do plano preveem aumento de 24% no valor das bolsas dos residentes. Como complemento, os supervisores passarão a contar, pela primeira vez, com uma bolsa no valor de R$ 1.500,00.

Segundo o MS, o objetivo é investir na formação dos profissionais especialistas para ofertar melhor assistência à população. Bem como, contribuir para a fixação de profissionais em regiões com vazios assistenciais.

“Não se pode ter um sistema de saúde que seja de qualidade se não tivermos profissionais de saúde capacitados. Os médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, enfim, todos os profissionais de saúde são muito importantes e o Ministério da Saúde remarca esse compromisso com a qualificação”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Dessa forma, o plano tem como público-alvo prioritário os residentes médicos e residentes multiprofissionais em área profissional da saúde. Entre as áreas atendida estão a Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva e Física Médica.

 

 

Campanha Vidas Importam 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *