Gestante: Cidades com maior risco de contrair covid-19

Gestante: Cidades com maior risco de contrair covid-19

Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) mapeou os 50 municípios brasileiros em que há maior risco de gestantes e puérperas acabarem infectadas com a covid-19.

De acordo com o estudo, publicado no The Lancet Regional Health – Americas, entre os 50 municípios identificados com alto risco para gestantes e puérperas;  a Paraíba tem o maior número de cidades nessa condição (13). Em seguida, estão os estados do Ceará (7), Amazonas (7), São Paulo (7); bem como Rio Grande do Sul (6), Minas Gerais (4), Paraná (3), Mato Grosso (2) e Santa Catarina (1).

Além disso, o estudo revela que os diagnósticos e mortes maternas por covid-19 ocorreram de forma heterogênea nas regiões brasileiras,  concentraram em municípios do interior do país, explicitando a relação do avanço da contaminação com as condições de vida da população.

Dessa forma, o mapeamento dos casos e óbitos provocados pela doença na população obstétrica no Brasil considerou um período de 16 meses; de março de 2020 a junho de 2021. Para o estudo a equipe responsável utilizou dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe do Ministério da Saúde (SIVEP). No período, o país registrou 13.858 casos e 1.396 mortes por covid-19 de mulheres grávidas e em pós-parto.

Ainda assim, o estudo mapeou 15 cidades brasileiras em que há risco elevado de morte materna por covid-19. Quatro destes municípios estão localizados em Minas Gerais. Os outros pertencem aos estados de São Paulo (3), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (1); bem como Amazonas (1), Roraima (1), Pernambuco (1), Bahia (1) e Rio Grande do Sul (1).

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.