GAPA Bahia oferece delivery de autoteste para HIV

GAPA Bahia oferece delivery de autoteste para HIV

Com o intuito de fortalecer o combate ao vírus HIV e a Aids em Salvador o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (GAPA); está oferecendo gratuitamente na capital baiana o serviço de delivery do autoteste para o HIV; de acordo com o GAPA, chamado de Alô Prev-teste, o canal também distribui  informação a respeito do HIV, Aids e a prevenção da Covid -19.

Dessa forma, os interessados em realizar o exame pode entrar em contato com o Alô Prev-teste através dos telefones e WhatsApp (71) 99308.8687 – das 9 às 13 horas; e  (71) 99309.0688 – das 13 às 18 horas -, de segunda a sexta-feira.

“Quem buscar o serviço receberá informações sobre IST, HIV, Aids e Covid -19; além de poder solicitar o autoteste para o HIV que será entregue gratuitamente no endereço disponibilizado”, comenta Gladys Almeida, coordenadora do GAPA.

De acordo com o GAPA, a  iniciativa tem apoio do UNICEF; bem como parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As duas iniciativas integram o projeto Viva Melhor Sabendo Jovem Salvador.

O autoteste para o HIV tem 99% de chance de um resultado confiável. Desse modo, caso o resultado seja reagente, o que significa positivo para o HIV;  é preciso realizar um teste confirmatório em um dos Serviços Especializados de Atenção em Aids.

De acordo com Tatí Andrade, especialista em saúde do UNICEF, “uma das vantagens do projeto é a utilização de estratégias inovadoras, como, o Test Truck, um trailer adaptado para realizar testagem rápida do HIV itinerante em locais da cidade antes da pandemia, e com intenção de retorno após este período também. E, agora no período de Covid-19, onde o distanciamento social é necessário, o uso do delivery. Tudo para garantir o acesso do autoteste para jovens e adolescentes, que estão entre os mais vulneráveis ao vírus”.

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Opas pede que países mantenham imunização contra a Covid-19 com vacina da AstraZeneca

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *