Fiocruz: Caso não receba insumo AstraZeneca terá que fornecer doses prontas do imunizante

Fiocruz: Caso não receba insumo AstraZeneca terá que fornecer doses prontas do imunizante
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o núcleo possui um ‘plano B’ caso o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) necessário para a produção da vacina da AstraZeneca no Brasil não venha da China no tempo previsto. Ainda assim, segundo a pesquisadora da instituição, Margareth Dalcomo; em entrevista a CNN Brasil, o que deve ocorrer é que a farmacêutica forneça doses prontas do imunizante.

 

“A Fiocruz aguarda apenas a chegada do IFA. Caso não chegue até dia 25, há um contrato que prevê que a AstraZeneca, responsável por esse processo, terá de nos fornecer doses prontas. Estamos com a linha de produção completamente pronta para dar início. Precisa ter o ingrediente, a matéria-prima. Não podemos fazer nada sem ter a IFA chegada do exterior”, explica.

Além disso, a pesquisadora ressaltou que o cronograma da Fiocruz prevê entrega do primeiro milhão de doses nos primeiros dias de fevereiro; bem como entrega de 15 milhões por mês a partir de março; dessa forma, ao final do do primeiro semestre serão serão entregues 110 milhões ao Ministério da Saúde.

De acordo com ela, a produção nacional poderá ser suficiente em breve; “Através de um processo de transferência de tecnologia integral, a vacina passará a ser chamada AstraZeneca/Fiocruz e será completamente nacionalizada. E a partir do outono, provavelmente, a Fiocruz poderá fabricar o IFA no brasil.

 

Fonte: CNN

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Medo da pandemia faz 51,5% de abstinência no ENEM

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *