Fiocruz aguarda IFA para iniciar produção que pode chegar a 1,4 milhão de doses por dia

Fiocruz aguarda IFA para iniciar produção que pode chegar a 1,4 milhão de doses por dia
Após algumas sinalizações de datas previstas para a chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA); a Fiocruz segue sem confirmação com relação à saída do insumo que viria da China. Segundo a AstraZeneca, o primeiro lote do IFA, com insumo para produção de 7,5 milhões de doses de vacinas, estaria pronto para embarque; contudo, segue aguardando liberação do governo chinês para exportação.

Dessa forma, mesmo que ainda dentro do prazo, a não confirmação dos ingredientes pode impactar diretamente no cronograma de produção inicialmente previsto de liberação dos primeiros lotes entre 8 e 12 de fevereiro. De acordo com a Fiocruz, a fundação está com todas as suas instalações prontas para iniciar a produção, mas ainda depende da chegada do IFA.

No acordo com a empresa, está previsto o envio de 14 lotes de 7,5 milhões de doses, com intervalo de 2 semanas entre cada remessa; totalizando o fornecimento de insumo para produção de 100, 4 milhões de doses. Uma vez liberada a primeira remessa, a documentação para exportação servirá para todas as demais.

Em resposta a esclarecimentos junto ao Ministério Público foi previsto o início da entrega dos primeiros lotes de vacinas apenas em março. Também há uma sinalização de envio do IFA para o dia 8 de fevereiro.

Além disso, a Fiocruz, ressalta que mesmo com ajustes no início do cronograma de produção inicialmente pactuado, a fundação pretende entregar 50 milhões de doses até abril deste ano; bem como 100,4 milhões até julho e mais 110 milhões ao longo do segundo semestre; totalizando 210,4 milhões de vacinas em 2021. Ainda assim, a previsão é de que a produção se inicie com 700 mil doses por dia e chegue até o final de março à capacidade de 1,4 milhão de doses por dia.

 

Fonte: Fiocruz

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Vacinação: Cientistas criticam falta de prioridade a pobres e negros
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.