A agência regulatória dos Estados Unidos, FDA (Food and Drug Administration), aprovou o Wegovy para prevenir doenças cardiovasculares. O medicamento já havia recebido aprovação para perda de peso.
O produto da farmacêutica Novo Nordisk, se tornou o primeiro medicamento para perda de peso a também ser liberado para reduzir o risco de ataque cardíaco, AVC (acidente vascular cerebral) ou morte relacionada ao coração em pessoas correm maior risco dessas condições.
A aprovação é baseada em um estudo com 17.000 pacientes que mostrou que as pessoas que tomavam Wegovy, tinham um risco 20% menor de sofrer um evento cardíaco do que aquelas que tomavam placebo.
Wegovy é indicado para pessoas com IMC (índice de massa corporal) de pelo menos 30 – considerado obeso – ou aquelas com IMC de pelo menos 27 – considerado acima do peso – e pelo menos um problema de saúde “relacionado ao peso”, como pressão alta ou colesterol.
O ensaio da Novo Nordisk foi realizado em pessoas com doenças cardiovasculares, o que significa que tiveram um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral anterior ou sintomas de doença arterial periférica – artérias obstruídas nos braços ou pernas. Contudo, mais estudos precisam ser feitos para mostrar se há benefícios cardiovasculares para pessoas que não tiveram um evento cardíaco.
De acordo com o chefe de operações da Novo Nordisk na América do Norte, Doug Langa, afirma, em comunicado de imprensa, que a empresa está trabalhando “para aumentar a capacidade de produção para fornecer de forma responsável este importante medicamento”.
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.
Apoie e compartilhe
Relacionado