Experiência mostra bactérias em mão de criança

Para muita gente, bactéria é uma coisa abstrata que só afeta pessoas sem nenhuma higiene, mas , se você não costuma lavar as mãos antes de comer, é bom conhecer a experiência que a professora americana Tasha Surm, especialista em Microbiologia, fez com seu filho de oito anos.

A professora, que trabalha como técnica do laboratório de microbiologia no Colégio Cabrillo, na Califórnia (Estados Unidos), criou uma prova gráfica da presença de micróbios nas mãos de seu filho, pedindo a ele que fosse ao jardim brincar com o cachorro da família por um tempo.

Assim, que ele voltou para casa, a professora pediu que o menino colocasse a mão direita sobre uma placa de Petri (uma espécie de prato usado em laboratórios), pressionando suavemente. A placa de 15 centímetros de diâmetro estava esterilizada e continha uma substância extraída de algas, usada no cultivo de microorganismos, chamada ágar.

Quando o filho deixou a marca de sua mão prato, ela tampou a placa e a deixou em uma incubadora a 37 graus durante um dia inteiro passando-a depois para a temperatura ambiente.

Uma semana depois  apareceu a imagem de uma pequena palma humana feita do que pareciam ser flores coloridas. A experiência foi fotografada e postada por Surm em um site da Sociedade Americana de Microbiologia chamado microbeworld.org.

Era a prova gráfica do que pode estar escondido em uma mão suja. O colorido na palma da mão do menino corresponde a milhões de bactérias. O corpo humano pode chegar a ter milhões e milhões de micróbios externos, um número dez vezes maior que o de células presentes no corpo.

De acordo com a professora, a maioria dos que podem ser vistos na imagem são bacilos, um grupo de bactérias muito diverso. As colônias brancas são provavelmente estafilococos; as amarelas micrococos e as mais avermelhadas são bactérias do gênero serratia, segundo a especialista, que também tirou fotos mais detalhadas de cada uma delas.

Todos esses microorganismos são muito comuns e é muito provável que estejam presentes no nosso corpo, assim como estão nas mãos, no nariz, na pele e em outras partes do corpo. Alguns, porém, como a serratia marcescens, podem causar infecções, especialmente entre pacientes hospitalares.

Para Surm o fato de seu filho ter tantos micróbios na mão não a preocupa pois na sua opinião “estar exposto a isso é sinal de um sistema imunológico saudável”, explicou, salientando a importância de lavar as mãos antes das refeições e após usar o sanitário.

Fonte: www.today.com

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.