Exame pode descobrir câncer 4 anos antes de sintomas

Exame pode descobrir câncer 4 anos antes de sintomas

Um novo tipo de exame de sangue, menos invasivo pode detectar cinco tipos de câncer em pessoas que não apresentam sintomas da doença, até quatro anos antes do diagnostico por método tradicional. Segundo estudo em parceria com pesquisadores chineses e americanos publicado na revista Nature.

O teste, chamado PanSeer, identifica cânceres de estômago, esôfago, colorretal, pulmão e fígado a partir da detecção do DNA de tumores no plasma. O exame foi capaz de fazer isso em 95% das amostras de indivíduos que eram assintomáticos quando foi feita a primeira coleta, em 2007, e só foram diagnosticados com câncer entre um a quatro anos depois.

Os resultados das pesquisas mostram que o câncer pode ser detectado de maneira não invasiva até quatro anos antes do atual padrão de atendimento. O PanSeer foi capaz de detectar o câncer com precisão em 88% das amostras de 113 pacientes que já eram diagnosticados na época da coleta e reconhecer 95% dos casos que realmente não tinham o tumor. Mais de 120.000 pessoas doaram sangue por um período de 10 anos, até 2017. O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo – a primeira são doenças cardiovasculares – e motivou 9,6 milhões de mortes em 2018, segundo dados da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde).

A detecção precoce da doença, faz com que as chances de sobrevivência dos pacientes aumente significativamente quando identificada nos estágios iniciais, sendo possível a remoção do tumor cirurgicamente ou tratado com medicamentos apropriados. Porém, os pesquisadores destacam que o exame de sangue não permite prever se alguém vai desenvolver câncer. Em vez disso, serve para identificar aqueles que já possuem um tumor,  porém ainda estão assintomáticos e não foram diagnosticados pelas análises convencionais.

 

Veja também: Pesquisadores do NIH geram sequência completa de cromossomos X humanos

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *