Em ação promovida pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) para reforçar as medidas já adotadas nos protocolos de segurança das instituições de ensino; até o próximo dia 13, as 431 escolas municipais de Salvador estarão completamente higienizadas por uma equipe especializada em sanitização de ambientes.
O processo de higienização começou na segunda-feira (2), nas unidades de ensino da Gerência Regional de Educação (GRE) Centro, e finalizará na próxima semana, nas unidades de Ilha de Maré.
De acordo com a Smed o valor investido inicialmente para o atendimento das unidades escolares, gerências regionais e órgão administrativo central é de R$1,3 milhão. A empresa responsável para realizar o serviço teve contato por processo licitatório e ata registrada na Secretaria Municipal de Gestão (Semge).
Conforme o diretor administrativo da Smed, Flávio Pimenta, a previsão é de quatro aplicações anuais. Assim, segundo ele, “Caso haja qualquer incidência de infecção pela Covid-19 de qualquer pessoa lotada na unidade, a realização de uma nova aplicação será solicitada sem ônus para o município”, explica.
Segurança
Além disso, segundo a gestora da Escola Municipal Francisco Mangabeira, Ana Mônica Lima, conta que, mesmo com todas as medidas adotadas, o processo de sanitização dará à comunidade escolar mais tranquilidade. “Contamos com a equipe de limpeza da escola, seguimos todas as orientações, e o reforço dessa empresa especializada nos dá mais segurança”.
De acordo com a bióloga Natalie Amorim, a sanitização elimina os microrganismos existentes, garantindo um ambiente livre de contaminação. “Não podemos excluir as medidas individuais de proteção. Dessa forma, o uso de máscara e álcool em gel continua sendo um impedimento para a propagação do coronavírus”; enfatiza a gerente de serviços da Larclean – empresa especializada em saúde ambiental contratada para realizar o serviço de sanitização das escolas.