Equipamento que usa a luz para evitar infecções hospitalares é criado na USP

Equipamento que usa a luz para evitar infecções hospitalares é criado na USP

equipamento-limpezaUma máquina que usa a luz ultravioleta para esterilizar ambientes contaminados, foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo – USP, no município de São Carlos – interior paulista. O novo equipamento age sobre fungos, bactérias e vírus e pode auxiliar no combate às infecções hospitalares. Patenteada pela instituição, a máquina, já está disponível no mercado.

De acordo com a pesquisadora Priscila Menezes, se a pessoa passar esse equipamento na superfície em 30 segundos, em qualquer tipo de superfície, consegue uma redução de 6 milhões de bactérias. A pesquisadora ainda destaca que a máquina tem uma alta eficiência de esterilização.

Além de eficiente, o aparelho tem outras vantagens sobre os produtos usados atualmente na limpeza de instrumentos, bancadas e cadeiras de clínicas e hospitais, segundo o grupo que desenvolveu a tecnologia.

Para a cientista Ana Paula da Silva, os germicidas normalmente podem causar reação alérgica e vão deixar resíduos, no entanto, a luz ultravioleta para esterilizar ambientes contaminados, age de maneira oposta.

O equipamento pode ser utilizado também em ambientes domésticos, todavia, é necessário ter cuidado. O coordenador da pesquisa, Vanderlei Bagnato alerta que essa lâmpada ultravioleta, não devem ser utilizada expondo as pessoas, principalmente passando na pele ou passando nos animais. Ele ainda enfatiza que o aparelho deve ser usado rigorosamente dentro dos critérios e com a proteção adequada.

Testado no Instituto do Coração, em São Paulo, o equipamento deve ser utilizado agora, na Santa Casa de São Carlos. Atualmente, o hospital conta com uma equipe encarregada de limpar e desinfetar desde instrumentos até o centro cirúrgico e os quartos, mas mesmo com os cuidados há riscos.

Do G1

L.O.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *