Aparelho de baixo custo usa a luz do Sol para remover o sal da água do mar

Aparelho de baixo custo usa a luz do Sol para remover o sal da água do mar
Coberto por 70% de água, o planeta terra tem apenas 2,5% de água doce. Contudo, uma solução para este problema pode vir do estudo publicado por cientistas chineses no Instituto Americano de Física, nos EUA. De acordo com o estudo, os pesquisadores desenvolveram um dispositivo movido a energia solar capaz de remover o sal da água.

Dessa forma, os cientistas descobriram que era possível aplicar camadas de TiNO por meio de uma técnica conhecida como pulverização catódica de magnetron. Assim, eles usaram um papel feito de fibras de madeira, muito utilizado na fabricação de fraldas descartáveis, para absorver a água salgada.

De acordo com um dos pesquisadores envolvidos nas pesquisas “O dispositivo também é ecologicamente responsável. O papel poroso usado como substrato pode ser reutilizado e reciclado mais de 30 vezes”, diz o professor Chang.

Normalmente a salinidade da água dos oceanos em condições normais chega a aproximadamente 75 mil miligramas de sal por litro. Por outro lado, a água potável que sai da torneira, depois de passar por todos os processos de purificação, tem uma salinidade próxima dos 200 miligramas.

Assim, nos testes em laboratório, o dispositivo criado pela equipe conseguiu diminuir a quantidade de sal na água do mar para menos de dois miligramas por litro.

Segundo a ONU, cerca de 2,2 bilhões de pessoas carecem de água potável em todo o planeta. Dessa forma, o resultado promissor, combinado ao baixo custo de produção em grande escala; vai auxiliar o problema da falta de água doce.

Fonte: AIP

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Butantan: ButanVac será superior à 1ª geração de vacinas

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *