Portal Saúde no Ar

 

Engenharia Naval supera Medicina como curso mais concorrido

O Censo da Educação Superior 2023, divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Inep, revelou mudanças significativas nas preferências dos estudantes brasileiros. Tradicionalmente, Medicina era o curso mais concorrido no país; no entanto, Engenharia Naval assumiu essa posição nas instituições públicas.

Enquanto Engenharia Naval: Registrou 13.329 candidatos para 243 vagas, resultando em aproximadamente 55 candidatos por vaga, Medicina teve 685.347 candidatos disputando 13.052 vagas, com cerca de 53 candidatos por vaga.

Esses dados indicam uma diversificação nas escolhas dos estudantes, possivelmente influenciada por demandas específicas do mercado de trabalho e pela oferta limitada de determinados cursos. A alta concorrência em Engenharia Naval, por exemplo, pode estar relacionada à crescente demanda por profissionais qualificados no setor marítimo e à oferta restrita de vagas nesse campo.

Além disso, o Censo destacou que apenas 27% dos 2,3 milhões de concluintes do ensino médio em 2022 ingressaram no ensino superior em 2023, com variações significativas entre as redes de ensino e tipos de formação. Por exemplo, 58% dos egressos de escolas federais ingressaram no ensino superior, enquanto apenas 21% dos formados em escolas estaduais o fizeram.

Essas informações fornecem uma visão atualizada das tendências educacionais no Brasil, refletindo mudanças nas preferências dos estudantes e nas demandas do mercado de trabalho

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe