Enem: contribuição de mulheres nas ciências da saúde é tema de redação

Enem: contribuição de mulheres nas ciências da saúde é tema de redação

Em seu primeiro dia de reaplicação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (9); a redação destinada a mais de 340mil candidatos teve como tema “Reconhecimento da Contribuição das Mulheres nas Ciências da Saúde no Brasil”.

Dessa forma, a reaplicação da prova acontece para aqueles que estava inscrito no teste regular, mas teve a aplicação prejudicada de alguma forma; bem como às pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). O segundo dia da avaliação ocorre no próximo domingo (16).

Além disso, participaram também da reaplicação os candidatos inscritos no Enem 2020; que tiveram direito à isenção da taxa de inscrição e não compareceram às provas daquele ano. Pelas regras do exame, eles perderiam o direito a não pagar a taxa, mas por causa da pandemia, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), esses candidatos tiveram novo prazo de inscrição no Enem 2021 e a isenção novamente garantida.

Assim, neste primeiro dia de prova, além da redação dissertativa-argumentativa, os candidatos respondem 90 questões objetivas: 45 delas dos componentes linguagens, códigos e suas tecnologias, e 45 de ciências humanas e suas tecnologias. No próximo domingo(16) acontece as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, os participantes do Enem podem ainda pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); bem como se candidatar a uma vaga em instituições de ensino superior portuguesas que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

 

Campanha Solidariedade é Amor #SOSBAHIA 

 

Campanha Vidas Importam

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.