Cuidados para evitar o câncer de pele

Cuidados para evitar o câncer de pele

 

12

 

O programa Saúde no Ar desta segunda-feira (12/12) recebeu o oncologista André Carvalho e terá como tema: Cuidados para evitar o câncer de pele.

Tendo como motivação a Campanha Dezembro Laranja, que alertar a população para a necessidade de  prevenção ao tipo de câncer mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano, vamos falar mais uma vez sobre os cuidados para evitar a doença.

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. Existe uma regra utilizada por alguns profissionais que ajuda na suspeita de uma lesão maligna, a regra do ABCDE, A de lesão assimétrica, B de bordas irregulares, C de alteração de cor, D de diâmetro maior que 6 mm e E de evolução ou modificação da lesão. Encontrada esses sinais é preciso procurar um dermatologista.

O programa Saúde No Ar vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 10 às 11h, pela Rede Excelsior de comunicação: AM840, AM Recôncavo 1.460 e FM 106.1 e também pela Rádio Saúde no ar, (aplicativo gratuito). A participação dos ouvintes acontece pelo WhatsApp 9-96813998 ou pelo telefone (71) 3328-7666.

O Projeto Saúde No Ar é desenvolvido por profissionais das áreas de saúde e comunicação é uma iniciativa para a promoção da saúde entendida não apenas como ausência de doença, mas como "um estado de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual”. Produzimos informação e formação com e para os profissionais e usuários dos serviços de saúde assim como para todos que entendem que saúde é um bem que precisa ser preservado.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *