ECOAR - O papel da mulher na agroecologia

ECOAR - O papel da mulher na agroecologia

Numa parceria de cooperação técnica/conteúdos entre o Programa Em Sintonia, Portal Saúde no Ar e a Pró-reitoria de extensão da Universidade Federal da Bahia, publicaremos a partir desta data, às quartas-feiras, os episódios da segunda fase do Podcast ECOAR, uma série sobre agroecologia e saúde.

A produção de conteúdos sobre a temática agroecologia/saúde será transmitida à comunidade, através deste Portal e também pelo Programa, veiculado pela Rádio Excelsior/AM840, tendo a apresentação da comunicadora, Patricia Tosta.

Esta iniciativa tem a coordenação da Profa. Dra. Josanidia Santana Lima (Profa. de Agroecologia/Instituto de Biologia da UFBA) e colaboração dos alunos da disciplina, ACCS- Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade/Comercializando a produção agroecológica.

Esta é uma publicação semanal, às quartas-feiras com conteúdos inéditos de interesse da comunidade em geral.

Neste Primeiro episódio,  Fase 02, o tema é: O papel da mulher na agroecologia

Participação:

Entrevistador: Rafael de Oliveira Silva /Estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, 3° semestre.    Entrevistada: Maria Aparecida José de Oliveira/ Doutora em Ciências Biológicas, professora associada do Instituto de Biologia da UFBA e integrante das atividades de extensão voltados para Ecologia Urbana e Agroecologia

Confira o conteúdo desta edição.

O mês de março é conhecido mundialmente pela luta e resiliência da força feminina. Dessa forma, o episódio desta quarta-feira do ECOAR – Nosso bate papo sobre Agroecologia e saúde – traz como foco “O papel da mulher na agroecologia”. Nesse sentido, trouxemos como convidada a Professora Doutora Maria Aparecida Jose de Oliveira, integrante das atividades de extensão voltados para Ecologia Urbana e Agroecologia,

Vivemos em uma sociedade patriarcal em que discursos e práticas excludentes fazem parte do dia a dia das mulheres. Nesse sentido, no que diz respeito à atuação delas na zona rural, é possível perceber um cenário de disparidade entre gêneros. Assim, o que ocorre é a predominância retrógrada de valores simbólicos de poder, impactando na decisão e de distribuição de tarefas. Isso se deve à reprodução da ideia de que os homens são os responsáveis pelo trabalho produtivo, como a agricultura, um fato que implica na invisibilidade da importância do trabalho da mulher no campo.

 Ouça na íntegra: O papel da mulher na agroecologia

O Ecoar vai ao ar às quartas-feiras, sempre debatendo temas que tenham relação com a agroecologia – ciência que abarca formas de produção e de vida com base na produção limpa, economia solidária e modo de vida que dialoguem com os ciclos da terra e da água, de forma mais respeitosa e justa.  O material é produzido por estudantes da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade – Comercializando a Produção Agroecológica, sob a liderança da Professora Titular, Josanídia Santana Lima, do Instituto de Biologia da Ufba. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais com o ig @feiraagroecológicaufba.

SAIBA MAIS:

Outras informações na revista da feira agroecológica da UFBA e nas redes sociais da Feira, basta buscar por Feira Agroecológica da Ufba no Instagram e Facebook.

Conheça os canais de informação sobre a Feira Agroecológica:

Instagram  

Facebook  

Site

YouTube: 

 

Confira também:  Para conferir todas as edições deste PodCast – acesse o link: ECOAR

Sobre o Proext

A Pró-Reitoria de Extensão é responsável por coordenar, fomentar e articular as atividades de extensão universitária das diversas Unidades e Órgãos Complementares da UFBA por meio de programas, projetos, cursos e eventos. Reconhecendo o ensino, a pesquisa e a extensão como indissociáveis, as ações implementadas pela Pró-Reitoria abrangem dois grandes campos do saber – o da Arte e Cultura e o da Ciência e Tecnologia – e compreendem a disseminação desses saberes.Tem como objetivo promover a integração entre a Universidade e a sociedade na troca de experiências, técnicas e metodologias, permitindo ao aluno uma formação profissional com responsabilidade social, dando ao professor oportunidade de legitimar socialmente sua produção acadêmica e elevando a UFBA ao patamar de uma universidade cidadã, voltada para os grandes problemas da sociedade contemporânea. Contato: Pró-Reitoria – (71) 3283-5950

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.