Ecoar- Invisibilidade da Mulher no Campo

Ecoar- Invisibilidade da Mulher no Campo

Numa parceria de cooperação técnica/conteúdos entre o Programa Excelsior saúde, Portal Saúde no Ar e a Pró-reitoria de extensão da Universidade Federal da Bahia, publicaremos a partir desta data, às quartas-feiras, o Podcast  ECOAR, uma série sobre agroecologia e saúde.

A produção de conteúdos sobre a temática agroecologia/saúde será transmitida à comunidade, através deste Portal e também pelo Programa, Excelsior Saúde, veiculado pela Rádio Excelsior/AM840, tendo a apresentação da comunicadora, Patricia Tosta.

Esta iniciativa tem a coordenação da Profa. Dra. Josanidia Santana Lima (Profa. de Agroecologia/Instituto de Biologia da UFBA) e colaboração dos alunos da disciplina, ACCS- Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade/Comercializando a produção agroecológica.

Teremos publicação semanal, sempre às quartas-feiras com conteúdos inéditos de interesse da comunidade em geral.

Neste quarto episódio, o tema apresentado é:  Invisibilidade da Mulher no Campo

Confira o conteúdo desta edição.

Participação:  Karina de Souza Costa /Estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, 4° semestre.

Entrevistada: Edna Lúcia Gomes da Silva/ Agricultora Familiar, Técnica em Agropecuária e Graduanda em Biblioteconomia pela UFBA.

Há atualmente um estereótipo que circunda a imagem da mulher do campo e resume seu papel a poucas e superficiais práticas cotidianas. Mas, como desvendar essa temática? Qual a influência da agroecologia nessas questões? O programa vai ao ar por meio da parceria do programa Excelsior Saúde e Portal Saúde no Ar com a Pró-reitoria de extensão da Universidade Federal da Bahia (Ufba).  Esse é o tema do Ecoar  Nosso Bate Papo sobre Agroecologia e Saúde. E então, qual a imagem que as pessoas têm de mulheres que trabalham na zona rural? E ainda, quais as evoluções que os avanços no movimento agroecológico despertam?  Essas e outras questões vão ser discutidas na edição desta quarta-feira dia 06 de outubro com a Agricultura Familiar e Graduanda na UFBA: Edna Lúcia Gomes da Silva.

Percebemos que na visão arcaica que ainda vigora em relação a dinâmica da mulher no campo reflete a concepção de que a presença feminina no campo é sinônimo de uma dona de casa que vive para cuidar apenas das lavouras, do campo e do marido, ela não tem escolaridade e nem esclarecimento educacional suficiente para estar em outro local que não seja esse. Essa visão é reforçada pela veiculação midiática que massifica essa imagem da mulher dona de casa que diz sim a tudo, principalmente ao sistema e ao patriarcado rural.

Nessa perspectiva, a agroecologia surge como uma luz no fim do túnel a fim de dar autonomia e empoderamento às produtoras rurais. Nesse contexto, através da participação das mulheres na agroecologia elas puderam ter um rumo diferente guiado pelo fomento à massiva participação feminina na produção, na venda e também no lucro que a atividade agrícola concede. Assim, houve a possibilidade de mulheres serem chefes de família, cuidando da manutenção dos seus lares, sendo donas de si e podendo sobreviver de forma autônoma. Edna ainda coloca que: “Sendo que, nessa perspectiva a possibilidade de subsistência concede a opção de construir a sua história” reforçando a ideia de autonomia e liberdade que o modo de vida agroecológico traz. “Mulheres, não tenham medo de conquistar e enfrentar espaços que foram feitos para vocês. “

O podcast

O Ecoar vai ao ar às quartas-feiras, sempre debatendo temas que tenham relação com a agroecologia – ciência que abarca formas de produção e de vida com base na produção limpa, economia solidária e modo de vida que dialoguem com os ciclos da terra e da água, de forma mais respeitosa e justa.  O material é produzido por estudantes da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade – Comercializando a Produção Agroecológica, sob a liderança da Professora Titular, Josanídia Santana Lima, do Instituto de Biologia da Ufba. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais com o ig @feiraagroecológicaufba.

Fonte:  https://outraspalavras.net/outrasaude/se-nao-reconhece-o-papel-e-o-trabalho-das-mulheres-entao-nao-e-agroecologia/

O Ecoar vai ao  ar às quartas-feiras, sempre debatendo temas que tenham relação com a agroecologia – ciência que abarca formas de produção e de vida com base na produção limpa,  economia solidária  e  modo de vida que dialoguem com os ciclos da terra e da água, de forma mais respeitosa e justa.  O material é produzido por estudantes da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade – Comercializando a Produção Agroecológica, sob a liderança da Professora Titular, Josanídia Santana  Lima, do Instituto de Biologia da Ufba.

Mais informações estão disponíveis nas redes sociais com o ig @feiraagroecológicaufba.

Link para matéria:

Não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o nosso próximo episódio.

Podcast – ECOAR 05 –  Invisibilidade da Mulher no Campo

 Colaboração: GT/ECOAR – Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS):

Ouça na íntegra:

Saiba mais:

Para conferir todas as edições deste PodCast – acesse o link: ECOAR

Sobre o Proext

A Pró-Reitoria de Extensão é responsável por coordenar, fomentar e articular as atividades de extensão universitária das diversas Unidades e Órgãos Complementares da UFBA por meio de programas, projetos, cursos e eventos. Reconhecendo o ensino, a pesquisa e a extensão como indissociáveis, as ações implementadas pela Pró-Reitoria abrangem dois grandes campos do saber – o da Arte e Cultura e o da Ciência e Tecnologia – e compreendem a disseminação desses saberes.Tem como objetivo promover a integração entre a Universidade e a sociedade na troca de experiências, técnicas e metodologias, permitindo ao aluno uma formação profissional com responsabilidade social, dando ao professor oportunidade de legitimar socialmente sua produção acadêmica e elevando a UFBA ao patamar de uma universidade cidadã, voltada para os grandes problemas da sociedade contemporânea. Contato: Pró-Reitoria – (71) 3283-5950

Conheça os canais de informação sobre a Feira Agroecológica:

Instagram  

Facebook  

Site

YouTube: 

 

 

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

Fonte: GT/Feira Agroecológica – Rádio

Redação Saúde no Ar.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *