Ecoar - Alimentação na infância

Ecoar - Alimentação na infância

Numa parceria de cooperação técnica/conteúdos entre o Programa Excelsior saúde, Portal Saúde no Ar e a Pró-reitoria de extensão da Universidade Federal da Bahia, publicaremos a partir desta data, às quartas-feiras, o Podcast  ECOAR, uma série sobre agroecologia e saúde.

A produção de conteúdos sobre a temática agroecologia/saúde será transmitida à comunidade, através deste Portal e também pelo Programa, Excelsior Saúde, veiculado pela Rádio Excelsior/AM840, tendo a apresentação da comunicadora, Patricia Tosta.

Esta iniciativa tem a coordenação da Profa. Dra. Josanidia Santana Lima (Profa. de Agroecologia/Instituto de Biologia da UFBA) e colaboração dos alunos da disciplina, ACCS- Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade/Comercializando a produção agroecológica.

Esta é uma publicação semanal, sempre às quartas-feiras com conteúdos inéditos de interesse da comunidade em geral.

Neste sétimo episódio, o tema apresentado é: Alimentação na infância

Confira o conteúdo desta edição.

Mais informações estão disponíveis nas redes sociais:  @feiraagroecológicaufba. Link para matéria:

Participação:  Karina de Souza Costa /Estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, 4° semestre.

Entrevistada: Alana Souza/Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Sergipe.

Colaboração: GT/ECOAR – Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS):

Podcast – ECOAR 08 –Alimentação na infância

 Ouça na íntegra:

Comemoramos no dia 12 de outubro o dia das crianças, e em homenagem aos pequenos que formarão o futuro do nosso país, o episódio desta quarta feira do ECOAR – Nosso Bate- papo sobre Agroecologia e saúde, vai tratar sobre alimentação na infância. Você sabe qual a relevância a Nutrição dos lactentes tem para a manutenção da própria saúde durante a vida adulta? Bem, essas e outras perguntas estão sendo discutidas juntamente com a Nutricionista  Alana Souza no programa dessa semana.

A Sociedade Brasileira de Pediatria traz que a alimentação recebida até os primeiros sete anos de vida é responsável por parte da formação da saúde atual do sujeito. De forma complementar durante a entrevista, a nutricionista Alana coloca que alguns estudos recentes têm mostrado que existe uma correlação entre a saúde do indivíduo e a alimentação durante o período gestacional, refletindo diretamente em seu  crescimento, desenvolvimento e em sua formação de hábitos no futuro.

Entender a necessidade de uma boa alimentação é um passo, mas, como introduzir essa alimentação saudável na rotina infantil de forma leve e eficaz? Apesar de parecer difícil aderir a alimentação adequada nessa rotina moderna, a alimentação infantil faz parte de um processo que está incluso na alimentação familiar e dissociar essas práticas torna essa relação bem mais complexa do que poderia ser.

Assim, é importante que essa criança na sua alimentação familiar tenha acesso a alimentos in natura e minimamente processados e principalmente nos primeiros dois anos de vida essa criança não consuma alimentos ultra processados, ricos em açúcares, sódio e gorduras maléficas. Destacamos ainda que na agroecologia os alimentos são produzidos de forma orgânica e é preconizada uma relação mais próxima e justa com a terra. Nossa dica final é: tragam seus pequeninos para a feira agroecológica da UFBA . A iniciativa está com edital aberto para novos agricultores/produtores e parceiros e logo estará funcionando e poderá propiciar  a aproximação entre os pequenos e os alimentos na sua forma mais integral.

Fonte: outraspalavras.net

O pod cast:

O Ecoar vai ao ar às quartas-feiras, sempre debatendo temas que tenham relação com a agroecologia – ciência que abarca formas de produção e de vida com base na produção limpa, economia solidária e modo de vida que dialoguem com os ciclos da terra e da água, de forma mais respeitosa e justa.  O material é produzido por estudantes da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade – Comercializando a Produção Agroecológica, sob a liderança da Professora Titular, Josanídia Santana Lima, do Instituto de Biologia da Ufba. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais com o ig @feiraagroecológicaufba.

Edital de inscrição:

Estão abertas, desde o dia primeiro de Outubro, as inscrições para fazer parte da iniciativa como agricultor, produtor ou parceiro da Feira Agroecológica da Universidade Federal da Bahia (UFBA).   O prazo do edital vai até dia 10/11, sendo que será reaberto no ano que vem.

Para fazer parte da Feira é preciso estar alinhado com princípios da agroecologia, dentre os quais estão o  não uso de agrotóxicos e livre de insumos químicos, ter um sistema de transporte próprio e estar disponível para atuar no campus de Ondina, em Salvador, às sextas-feiras, pela manhã, entre outros requisitos disponíveis no edital. O documento abarca os requisitos para a candidatura.

Existem três categorias de inscrição, como agricultor(a) (caso queira ser um produtor, se cadastre; caso já tenha se cadastrado, recadastre-se para retorno da feirinha), colaborador(a) (caso queira ajudar na doação de materiais para a feira, como barracas) e participante (caso queira apresentar alguma palestra, realizar oficinas, yoga, meditação e/ou momento musical, apresentações artísticas).

Inscrição como agricultor(a):  Link 

Inscrição como colaborador(a): Link

Inscrição como participante: Link

Revista da Feira: Link

Outras informações na revista da feira agroecológica da UFBA e nas redes sociais da Feira, basta buscar por Feira Agroecológica da Ufba no Instagram e Facebook.

Conheça os canais de informação sobre a Feira Agroecológica:

Instagram  

Facebook  

Site

YouTube: 

 

Saiba mais:  Para conferir todas as edições deste PodCast – acesse o link: ECOAR

Sobre o Proext

A Pró-Reitoria de Extensão é responsável por coordenar, fomentar e articular as atividades de extensão universitária das diversas Unidades e Órgãos Complementares da UFBA por meio de programas, projetos, cursos e eventos. Reconhecendo o ensino, a pesquisa e a extensão como indissociáveis, as ações implementadas pela Pró-Reitoria abrangem dois grandes campos do saber – o da Arte e Cultura e o da Ciência e Tecnologia – e compreendem a disseminação desses saberes.Tem como objetivo promover a integração entre a Universidade e a sociedade na troca de experiências, técnicas e metodologias, permitindo ao aluno uma formação profissional com responsabilidade social, dando ao professor oportunidade de legitimar socialmente sua produção acadêmica e elevando a UFBA ao patamar de uma universidade cidadã, voltada para os grandes problemas da sociedade contemporânea. Contato: Pró-Reitoria – (71) 3283-5950

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.