Ebola no Brasil?

Ebola no Brasil?

Pode sair ainda hoje o resultado do teste que deve confirmar ou não o primeiro caso de ebola no país. 

Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o paciente com suspeita de ebola foi transferido para o Instituto Evandro Chagas, no Rio de Janeiro, referência em infectologia no país, onde faz exames.

O homem, um africano de 47 anos, chegou da Guiné em 19 de setembro em São Paulo e foi identificado com sintomas em Cascavel, no Paraná. Segundo o ministro, por estar no 21° dia depois que saiu do país africano, a suspeita foi confirmada, mas o caso é visto com baixa probabilidade. O período de incubação do vírus vai até 21 depois de ser transmitido ao indivíduo.

febre só foi detectada na quarta passada. Antes, a pessoa não teve hemorragia, nem diarreia, nem vômitos. 

64 pessoas podem ter tido contato com o homem, três delas (profissionais de saúde) com contato direto. Porém, "todos foram considerados de baixo risco" e serão monitoradas duas vezes por dia, durante 21 dias.

A transmissão da doença se dá por sangue, fluidos corporais (suor) ou superfícies contaminadas. 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.