Novo caso de Ebola é confirmado no Congo

Quatro meses após o ultimo surto houve a confirmação de um novo caso de Ebola no Noroeste da República Democrática do Congo; de acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Biomédicas.

De acordo com o relatado, o caso teve identificação na cidade de Mbandaka, capital da província de Equateur do Congo. Um porta-voz do Ministério da Saúde do país confirmou a descoberta. A vítima é um homem de 31 anos.

Assim, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o paciente começou a apresentar sintomas no dia 5 de abril, mas não procurou tratamento por mais de uma semana. Dessa forma, teve a internação em um centro de tratamento de Ebola na quinta-feira (21), mas não resistiu e morreu no mesmo dia.

“O tempo não está do nosso lado”, disse Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS para a África. “A doença teve um avanço de duas semanas e agora estamos tentando recuperar o atraso”, completou.

A cidade de Mbandaka, um centro comercial lotado às margens do rio Congo, enfrentou dois surtos anteriores – em 2018 e em 2020. É uma localidade onde as pessoas vivem nas proximidades, com ligações rodoviárias, marítimas e aéreas para a capital Kinshasa.

O último surto, também no Leste, infectou 11 pessoas entre outubro e dezembro e matou seis delas.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.