Doenças raras ou subdiagnosticadas

Doenças raras ou subdiagnosticadas

Com o objetivo de discutir enfermidades menos frequentes ou mal diagnosticadas, a capital baiana sedia nesta quarta-feira, 24 de setembro, o 1º Simpósio de Doenças Raras e/ou Subdiagnosticadas”.

O evento está marcado para às 19h, no Auditório Jorge Figueira, do Hospital Santa Izabel e integra o programa de educação continuada do Serviço de Pneumologia da instituição.

Entre as doenças consideradas mal diagnosticadas estão a hipertensão pulmonar, ainda desconhecida da maioria das pessoas, que tem como sintomas a falta de ar, fadiga e síncope.

A Pneumonia Necrotizante Adquirida na Comunidade também faz parte das doenças raras, acometendo 3% da população mundial jovem após gripe e tem evolução fulminante se não for tratada precocemente. O índice de mortalidade da doença varia de 35% a 70%, mesmo com uso de antibióticos considerados adequados.

A Bronquite Eosinofílica é outro exemplo de enfermidades subdiagnosticadas, a qual alguns trabalhos atestam que de 10% a 30% da tosse crônica ocorrem por conta desta patologia. Um dos testes diagnósticos é a pesquisa de eosinófilos no escarro, que não se faz na rotina médica. Caso o resultado aponte percentual acima de 3%, com função pulmonar normal, excluí-se a asma como causa da tosse e o diagnóstico da Bronquite Eosinofílica é confirmado.

Eosinófilos são células sanguíneas responsáveis pela defesa ou imunidade do organismo.

Voltado para médicos e estudantes de medicina, o simpósio tem o apoio da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail pneumohsi@scmba.com.br.

Por Pablo Rita

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.