Doenças Gastrointestinais - Tire suas dúvidas

Doenças Gastrointestinais - Tire suas dúvidas

Nesta terça- feira (18/02), no Programa Saúde em foco, da Rádio Excelsior da Bahia AM 840,  Patrícia Tosta,  entrevistou ( por telefone) a Dra. Virgina Figueiredo. O tema da entrevistou foi: Doenças gastrointestinais.

As patologias gastrointestinais ou distúrbios gastrointestinais são aqueles que acometem os órgãos do sistema digestivo ( esôfago,estômago, intestino delgado, intestino grosso, cólon, reto e ânus) e órgãos anexais da digestão, como o pâncreas, o fígado e a vesícula biliar. Dra. Virginia  fala sobre os principais doenças do intestino e os sinais de alerta.

Doenças do intestino: doença de Crohn,  Síndrome do Intestino Irritável, câncer, parasitoses, hemorroidas, retocolite ulcerativa,  colites Indeterminadas, doenças inflamatórias intestinais, entre outras.

Exame mais apropriado: a colonoscopia é o mais indicado para detectar problemas intestinais.

Sinais de alerta:  diarreia crônica, sangramento, dores abdominais constantes,

Dra. Virginia destaca que quanto mais cedo o paciente procurar um tratamento, mas fácil a cura.  A qualidade da alimentação é essencial para evitar ou melhorar as doenças intestinais.

Devemos consumir alimentos mais frescos, legumes, vegetais, e evitar os alimentos industrializados, processados, que contém substâncias químicas, alimentos com teor de sódio, carnes defumadas. “Estamos expostos a essas substâncias químicas que de uma forma geral vai inflamar o nosso organismo”, afirmou Dra. Virginia.

A médica explica que nosso cérebro está ligado ao intestino e quando se tem emoções negativas, stress, ansiedade, atinge nosso intestino. Dra. Virginia recomenda a prática de atividades lúdicas, como por exemplo a dança, a meditação,ou outra atividade  que possa diminui  nossa ansiedade.

 

Jorge Roriz

 

Ouça o áudio do Programa:

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *