DTM - Causas, consequências e tratamento - Carlos Gandra

DTM - Causas, consequências e tratamento - Carlos Gandra

Nesta quinta- feira (13/02) Patrícia Tosta, entrevistou no Programa Saúde em foco,  da Rádio Excelsior da Bahia AM 840, o acupunturista, massoterapeuta, e educador físico, Carlos Gandra.  O tema da entrevista foi:  Disfunção  da articulação temporomandibular, (DTM) – Causas, consequências e tratamento. A DTM tem como uma das principais causas o estresse e a ansiedade, e por isso também está diretamente ligada ao bruxismo, hábito de ranger os dentes. Lesões na cabeça, no pescoço e nos maxilares, má oclusão e encaixe ruim dos dentes e doenças como artrite também podem ser causadoras da DTM.

O distúrbio é um problema causado por muito fatores, incluindo fatores físicos e psicológicos, e por isso pode ser necessário um tratamento multidisciplinar, envolvendo não só um dentista, mas possivelmente também psicólogos, fisioterapeutas e otorrinolaringologistas.

A articulação temporomandibular (ATM) funciona como uma dobradiça que liga o maxilar ao crânio. Esta disfunção pode causar dor e desconforto. Dores no maxilar, dificuldade de mastigar e estalos ou travamentos das articulações da mandíbula são alguns dos sintomas. Os tratamentos comuns incluem medicamentos, protetores de mordida e fisioterapia.
É preciso saber a maneira mas prática para conviver com a DTM.. Segundo Gandra, ” a cirurgia é deletéria para o nosso sistema”.  O especialista afirma também que a disfunção causa problemas em outros órgãos devido aos nervos, cranianos. Afeta a parte gástrica, processo fonador e respiratório. Gandra destaca que é possível se ter a disfunção de ATM,  ligada ao fígado e até de um dente.  “Todos os dentes estão ligados as partes viscerais”. “Uma carência de afetividade, eu vou ter um problema circulatório, uma artéria desorganizada, um nervo desorganizado, comprimido ou sem circulação”, afirmou.
“A disfunção acomete mais as mulheres de 20 a 50 anos de idade,e cientificamente tem um pico dos 45 aos 50 anos”, afirma. Gandra descreve algumas ações que podem causar o distúrbio: “roer unha, mastigar chiclete,ficar muito tempo com a boca aberta, dormir de lado com a rotação de pescoço,(travesseiro muito duro), ficar muito tempo apertando o queixo, abrir a boca de forma exagerada”.
Gandra estará dando uma palestra sobre o assunto, no dia 12/03, às 14h, nas Livrarias Paulinas, avenida Sete, em Salvador. O ingresso custa, R$ 10,00.
A clínica Gandra é multifuncional e transdisciplinar no sentido do cuidado com o corpo. Possui uma equipe com médico clínico, Dr.Lucas, Psicologia, Dr. Fábio e Sueli, psicopedagoga, Dra Gilda, acupuntura, Gandra e Luciana, além de um sistema de reabilitação funcional, acupuntura sistêmica e RPG e também, micro- fisioterapia, fonoaudiólogos e nutricionistas.
Leia outra entrevista de Carlos Gandra, aqui

Clínica Gandra – Fisioterapia preventiva:

Avenida Portos dos Mastros, 162, Ribeira – Salvador-BA – Tel: 3312-0744.

Cursos inscrições:  (71) 98751-4277 –  FacebookYoutube | Instagram

E-mail: contato@gandraterapias.com.br

Sites: www.grupogandra.com.br

         www.gandraterapias.com.br

 

Jorge Roriz

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.