Doença Vascular periférica

Doença Vascular periférica

O Dia Nacional de Prevenção da Doença Vascular Periférica é celebrado em 14 de julho. A doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) acomete as artérias, que são os vasos que levam o sangue do coração para os órgãos e tecidos, principalmente nos membros inferiores.

A aterosclerose é a causa mais comum da DAOP, caracterizada pela dificuldade de passagem de sangue devido a placas de gordura e outros elementos depositados na parede das artérias ou pela própria degeneração da parede do vaso ao longo dos anos. Ela pode causar ainda problemas cardiovasculares como o infarto do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Estimativas apontam uma prevalência de 10 a 25% na população acima de 55 anos, sendo que aumenta com a idade. De acordo com o Médico Angiologista Tainã Andrade, “os fatores de risco para a Doença Arterial Obstrutiva Periférica são tabagismo, sedentarismo, obesidade, diabetes, hipertensão e colesterol alto. Por isso é importante a mudança de hábitos”. Com o diagnóstico precoce é possível tratar e evitar complicações.

Fonte: Sociedade de Angiologia

O assunto foi tema do programa Excelsior Saúde desta segunda feira (13.07) . Patricia Tosta conversou com o médico angiologista Dr. Tainã Andrade. Ouça a entrevista na íntegra.

Excelsior Saúde de segunda à sexta das 9 às 10h. Na Excelsior Am. 840. Participe

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *