Doença pulmonar causa o envelhecimento precoce do sistema imune

Doença pulmonar causa o envelhecimento precoce do sistema imune

O conjunto de doenças respiratórias que inclui a bronquite crônica e o enfisema, chamada de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) estão relacionadas ao tabagismo. A doença inflamatória crônica  é caracterizada pela obstrução do fluxo aéreo e comumente induzida pela fumaça do cigarro e pela poluição atmosférica.

De acordo com estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 64 milhões de pessoas no mundo são afetadas pela DPOC. No Brasil são aproximadamente 6 milhões, dos quais 60% dos casos seriam de fumantes ou ex-fumantes.

Pesquisa desenvolvida na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) diz que a doença pode levar a um envelhecimento precoce do sistema imunológico. A pesquisa, publicada na revista Immunity & Ageing, podem ajudar a explicar o motivo de indivíduos com a doença apresentarem menor resposta a vacinas e serem mais suscetíveis a processos infecciosos, por exemplo.

Os pesquisadores identificaram que pacientes com DPOC apresentam um conjunto de alterações ligadas ao envelhecimento celular, processo chamado de imunossenescência, que afeta os linfócitos T CD4+ e CD8+, prejudicando a resposta imunológica.

Além disso, segundo os pesquisadores, as análises mostraram que os pacientes com a doença pulmonar obstrutiva crônica têm células que expressam características consistentes às do envelhecimento prematuro do sistema imunológico.

 

 

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.