Direito e Saúde - Dia mundial do doador de sangue

Direito e Saúde - Dia mundial do doador de sangue

*Lucas Macedo

No próximo domingo, dia 14 de junho, celebraremos o “dia mundial do doador de sangue” e, como muitos já sabem, recentemente o STF proferiu uma decisão importante sobre esse tema, na qual foram declaradas inconstitucionais as normas do Ministério da Saúde e da ANVISA que excluíam do rol de habilitados como doadores os homens homossexuais com vida sexual ativa.
Essa é uma vitória de todos! No Brasil, há sempre uma necessidade de fazer campanhas para doação de sangue, pela falta de costume da população brasileira de doar. Por outro lado, existia uma parte significativa da população que era impedida por conta de um critério cientificamente injustificável. Com a nova decisão, espera-se que haja um aumento na procura aos hemocentros, o que, sem dúvidas, poderá salvar inúmeras vidas.
importante lembrar que cada bolsa de sangue passa por uma testagem e só é liberada para uso após o resultado dos exames. Uma única bolsa doada pode beneficiar até quatro vidas. Nesse exato momento, segundo dados divulgados no site institucional, a HEMOBA está com estoque em estado crítico dos tipos sanguíneos A-, O+ e O-. Consulte o site da HEMOBA para saber sobre os critérios e mais informações sobre a doação, além do local de coleta mais próximo de você.
Faça parte dessa corrente de solidariedade em favor da vida. Doe sangue!

 

*Lucas Macedo. Advogado com atuação nas áreas de direito civil, médico, da saúde e do consumidor. Graduado em Direito pela Universidade Salvador. Pós-graduado em Direito Público pela Faculdade Baiana de Direito e Pós-graduando em Direito Processual Civil pela Faculdade Damásio. Membro da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB Bahia. Atualmente Vice-presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia da OAB/BA.

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *