Covid e protocolos de segurança na visitação em hospitais

Covid e protocolos de segurança na visitação em hospitais

 Vivemos nos últimos meses o enorme desafio de efetivar as medidas de segurança no âmbito dos hospitais, em virtude da exposição dos pacientes que foram diagnosticados com a Covid-19.

Uma das medidas de segurança adotadas pelas unidades hospitalares, a fim de resguardar a saúde dos pacientes e dos visitantes é a suspensão ou redução dos horários de visitas, como forma de conter a circulação e a propagação do vírus.

No entanto, sabe-se que as visitas têm a finalidade de manter o apoio psicológico ao paciente durante o seu tratamento. Por essa razão, a visita virtual vem ganhando espaço, possibilitando a comunicação entre os pacientes e os seus familiares, principalmente, para aqueles diagnosticados com a Covid-19 que precisam permanecer em distanciamento social.

A comunicação virtual possibilita a interação com os familiares, obedecendo os protocolos de isolamento e ameniza a solidão do paciente no momento de maior vulnerabilidade. A manutenção do vínculo afetivo, além de minimizar o sofrimento causado pelo processo de internação, conforta os parentes que se encontram em momento de angústia e saudade.

Assim, as medidas de segurança adotadas nos hospitais, estão de acordo com as políticas de humanização, respeitando, inclusive, os protocolos necessários no combate à propagação do novo Coronavírus.

Por: Ana Paula Ribeiro Serra

Advogada, com atuação no Direito Médico e Direito à Saúde, Membro da Comissão de Direito Médico e Direito à Saúde da OAB/BA

Ouça o comentário de Ana Paula Serra:

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *