Dia mundial da voz - Rouquidão persistente deve ser avaliada

Dia mundial da voz - Rouquidão persistente deve ser avaliada

O Dia Mundial da Voz foi celebrado no último sábado (16). Especialistas chama a atenção para a necessidade de cuidados com a voz.

Em função dessa data, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia promove uma campanha anual, chamada de Amigos da Voz, para educar a população sobre os problemas mais comuns e as principais medidas preventivas para manter a saúde vocal e, a partir dela, garantir o potencial de comunicação. Com o slogan Sua voz importa, a entidade científica busca ressaltar que a voz é um instrumento fundamental de expressão e elemento de representatividade na conquista de direitos das minorias. Artistas como Negra Li, Preta Gil, Majur e a jornalista Maju Coutinho participam da campanha, que envolve sobretudo profissionais da fonoaudiologia, propagando as mensagens de valorização da voz e de ações de orientação aos leigos, em nível nacional.

“Muita gente acha que é normal ficar sempre rouco, só que a rouquidão é um dos principais sinais e sintomas de câncer de laringe. Uma rouquidão persistente por mais de 15 dias tem que ser avaliada por um médico ou fonoaudiólogo”, alerta Thays Vaiano, vice-coordenadora do Departamento de Voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).

O dia da voz foi uma iniciativa brasileira criado em 1999, capitaneada por médicos otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e até pedagogos que lidam com pessoas com dificuldade de voz. Três anos depois, a data foi incorporada ao calendário de outros países e passou a ser o Dia Mundial da Voz, todo dia 16 de abril. No Brasil, foi a Lei nº 11.704/2008 que instituiu o Dia Nacional da Voz com o objetivo de conscientizar a população sobre a saúde vocal.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.