Deputado propõe dia do optometrista

Com o objetivo de promover um maior cuidado da população com a saúde dos olhos, foi protocolado na Câmara o Projeto de Lei 689/2024, que propõe que 6 de março se torne o Dia Nacional do Optometrista.

O pedido aconteceu pelo deputado federal Márcio Marinho (Republicanos-BA), “é essencial reconhecer a importância da optometria e sua atuação, que realiza assistência visual e ocular de qualidade e universal à população”, justificou.

Diferentemente do oftalmologista, que tem formação em medicina, o optometrista não pode prescrever remédios, embora também atenda casos na  saúde ocular primária.

Além disso, o profissional da optometria realiza análise refrativa dos olhos, identificando necessidade de correções com óculos, lentes e terapia visual e auxilia na identificação de doenças. Dessa forma, caso, identifique o glaucoma em algum paciente, o passo seguinte é o encaminhamento para um oftalmologista.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe