Dengue: Saúde já aplicou 11% das doses da vacina

A campanha de vacinação contra a dengue iniciou em 9 de fevereiro e até o momento, já foram aplicadas 11% das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde .

Já foram aplicadas 1.235.236 doses da vacina até o dia 1º de março para 521 municípios de regiões endêmicas do país. Até o fim do domingo (3), o balanço apontava aplicação de 135.599 doses. O público alvo da imunização são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

“Tem a ver com a distribuição de chegada nos estados, nos municípios, nos postos, a comunicação. Não se tem uma adesão imediata, em geral, numa distribuição ainda tão fracionada desse jeito, como foi, para um foco, para um público tão específico”. Comentou Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.

De acordo com os dados do painel de monitoramento das arboviroses, do Ministério da Saúde, o Brasil passou de 1 milhão de casos (prováveis e confirmados) de dengue neste ano. Foram 1.038.475 nos dois primeiros meses do ano. No mesmo período do ano passado, o Brasil tinha 207.475 casos. Além disso, houve registro de 256 mortes e 651 seguem em investigação. Em 2023, foram 149 mortes entre as semanas 1 e 8.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe