Portal Saúde no Ar

Saúde anuncia Dia D nacional para combater a dengue neste sábado (2)

O Ministério da Saúde, anunciou que nesta sábado (2), acontece em todo o Brasil, o Dia D para combate a dengue. A mobilização nacional vai reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema ‘10 minutos contra a dengue’.  A ministra da Saúde, Nísia Trindade, convidou a população para participar da mobilização em todo o país. “Faço aqui um chamamento à sociedade, aos profissionais de imprensa, para que estejam conosco no Dia D – Brasil unido contra a dengue, no próximo sábado. Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade”.

Além disso, a pasta tem realizado outras medidas nacionais no combate ao mosquito. Como, o “Brasil unido contra a dengue: combate ao mosquito nas escolas” uma mobilização nas escolas públicas do país contra o mosquito Aedes aegypti. A estratégia, compõe o Programa Saúde na Escola, reestruturado em 2023. Serão 20 semanas de atividades e engajamento das comunidades escolares. No âmbito do programa, 25 milhões de estudantes serão orientados em mais de 102 mil instituições públicas de ensino.

O Ministério da Saúde reforça, no entanto, que a principal medida de prevenção é a eliminação dos criadouros do mosquito. Daí a importância de receber os Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, que vão ajudar a encontrar e eliminar possíveis criadouros.

Em caso de febre, dor de cabeça, dores atrás dos olhos ou no corpo, náuseas e manchas na pele, procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. Não faça uso de medicamentos sem conhecimento médico.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe