Dengue bate recorde em todo Brasil

Dengue bate recorde em todo Brasil

O boletim epidemiológico de dengue do Ministério da Saúde, aponta que no Brasil foram notificados 1.463.776 casos confirmados da doença entre o período de 4 de janeiro a 26 de setembro de 2015. De acordo com o levantamento, esse foi o maior número desde 1990.  O recorde anterior ocorreu em 2013, e registrou 1.452.489 pessoas infectadas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo ainda o ministério, o número é quase o triplo do registrado no mesmo período do ano passado, quando 524.441 pessoas ficaram doentes.

Os maiores números, por exemplo, foram registros no Sudeste, que apresenta 64% dos casos. Ao todo, foram registrados 937.599 pessoas infectadas nos quatro estados da região, de acordo com o boletim.

Em 18 estados brasileiros foram registrados um nível epidêmico da doença, ou seja, quando o número de casos por 100 mil habitantes é superior a 300. Não foram incluídos na estatística, os estados de Piauí, Roraima, Sergipe, Maranhão, Amazonas, Rondônia, Pará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Ainda segundo o boletim, neste último, o clima frio atrapalha a reprodução do mosquito Aedes aegypti e o índice de incidência da dengue é o menor do País – equivalente a 14,5 casos por 100 mil habitantes.

Entre os estados com o maior número de incidência da doença, destacam-se: Goiás, com 2.120 casos por 100 mil habitantes, e São Paulo que chegou a 1.561. No entanto, entre as capitais com as maiores taxas da doença estão Fortaleza, Maceió, Salvador, Rio e Belo Horizonte.

De acordo com levantamento, o pico da doença ocorre geralmente entre os meses de abril e maio, mas a tendência é que, com a volta das altas temperaturas, o número de casos cresça. No entanto, os casos são esperados nos Estados do Acre, Roraima, Paraná e Santa Catarina.

Casos graves

Segundo o boletim, os casos graves de dengue e as mortes por complicações da doença também aumentaram em comparação ao ano passado. Registros apontam que 1.350 pessoas desenvolveram a forma mais severa da dengue até setembro. No mesmo período do ano passado, foram registrados 693 pessoas.

Já os casos de mortes por dengue no Brasil, nos nove primeiros meses do ano, foram notificados 739 pessoas – uma taxa de 75% maior do que o registrado no mesmo período de 2014.

De acordo com o Ministério da Saúde, em dezembro de 2014, houve um repasse adicional de R$ 150 milhões para Estados e Municípios reforçarem as ações de prevenção. Ainda segundo a pasta, foram realizadas visitas técnicas nos Estados para auxiliar nos planos de contingência contra a doença.

*Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.