Crianças de 5 anos são retiradas do grupo prioritário para vacinação contra gripe

Crianças de 5 anos são retiradas do grupo prioritário para vacinação contra gripe

Decisão o Ministério da Saúde excluiu crianças menores de 5 anos do grupo prioritário da campanha de vacinação contra a Influenza; deste ano que inicia 4 de abril.

Em resposta da decisão, a pasta disse que “após a imunização do grupo prioritário; os estados e municípios poderão dar continuidade à campanha com a inclusão das crianças acima de 5 anos, assim como da população em geral”.

De acordo com órgão, a “decisão de retirar as crianças com 5 anos incompletos está em acordo com estados e municípios”. Segundo estimativa, aproximadamente 76,5 milhões de pessoas, incluindo idosos, gestantes, trabalhadores da saúde; além de crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) irão se vacinar.

Contudo, o número de doses oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não foi reajustado em relação ao ano passado. Ao todo, terá distribuição aos estados e municípios 80 milhões de doses da vacina contra a gripe.

Assim, segundo o Ministério, no caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve-se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que tomarão a vacina pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose de reforço da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira.

 

 

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.