Covid-19: vacinados devem observar intervalo entre imunizantes

Covid-19: vacinados devem observar intervalo entre imunizantes

Médicos recomendam atenção no prazo entre vacinas para não prejudicar os efeitos dos imunizantes. De acordo com o infectologista Hemerson Luz, o intervalo sugerido pelos profissionais é de 14 dias. A orientação médica vale para qualquer vacina do calendário ou para influenza no caso dos grupos imunizados contra a covid-19.

Além disso, o médico explica que o intervalo de duas semanas é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados; com a produção de anticorpos correspondentes aos efeitos de cada imunizante.

Dessa forma, o período de 14 dias deve ser observado, caso receba o imunizante contra a covid-19, deve aguardar pelo menos duas semanas antes de tomar qualquer outra vacina e vice-versa.

“O planejamento vai ser feito da seguinte forma: a vacinação contra a influenza vai começar por crianças e gestantes, que não estão incluídas na vacina da covid-19. Isso vai dar tempo de resposta para começar a campanha, enquanto os mais idosos estão sendo vacinados contra a covid-19”, afirma Hemerson Luz.

Se houver, no entanto coincidência dos períodos de vacinação fica mantida a orientação de esperar os 14 dias para não prejudicar nenhuma das duas.

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Paciente com Covid-19 recebe transplante de pulmão de doadores vivos

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *