Covid-19: Secretario de Saúde diz que Bahia está entrando na segunda onda de contaminação

Covid-19: Secretario de Saúde diz que Bahia está entrando na segunda onda de contaminação

De acordo com o Secretário de Saúde do Estado; Fabio Vilas-Boas, a Bahia está entrando na segunda onda da pandemia do coronavírus.

Em entrevista ao vivo o secretário disse que; “Nós já estamos completando três semanas sucessivas de crescimento progressivo e contínuo do número de casos. Portanto, é possível falar que já estamos entrando numa segunda onda, que vem num cenário mais grave do que o que enfrentamos o início da pandemia”.

Além disso, o estado vem apresentando aumento no número de casos maior que 3 mil infectados. Por conta disso, Vilas-Boas garantiu que leitos de UTI já começam a ser reabertos; o estado já registra 72% de ocupação total.

Ainda assim, segundo ele; 20 leitos no Instituto Couto Maia; bem como outros 20 no Hospital Espanhol estão reabertos e devem progredir até que cheguem a 80 vagas para doentes. Em Juazeiro, também já acontece ampliação.

“Temos hoje um número de casos ativos, novos, que equivale aproximadamente ao mês de junho. Só que naquela época tínhamos um revezamento de surto. Uma onda que começou na capital e foi avançando pelo interior. Ou seja, quando uma região nova ia apresentando novos casos, outra ia diminuindo. Nesse momento, temos um surto geral, um aumento geral de todas as regiões da Bahia, de forma simultânea, com taxas de internação muito superiores ao que observamos no começo do ano”.

De acordo como secretário, o governo estuda adotar medidas para controlar o avanço da doença; bem como a atuação mais rigorosa em festas e eventos que gerem aglomeração. Ainda assim, segundo ele, pode haver autorização de uso da força da Polícia Militar , caso a população não se conscientize.

Números na Bahia

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab); a Bahia registrou 22 mortes e 3.228 novos casos de covid-19 nas ultimas 24h; Ainda, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria, 2.655 novos pacientes já estão curados da doença.

Dos 409.417 casos confirmados desde o início da pandemia, 389.331 já estão recuperados, 11.771 encontram-se ativos.

Preparação para a vacina

Além disso, de acordo como secretário; o estado se prepara para armazenas doses de vacina contra o coronavírus. Segundo o titular da pasta, equipamentos modernos serão adquiridos em breve.

“O governador Rui Costa autorizou a montagem de uma rede de ultrafreezeres de -80 graus para que a Bahia esteja preparada para estocar e distribuir a vacina da Pfizer ou da Moderna, ambas sintéticas, de RNA, a mais avançada tecnologia de vacinas do mundo, quando aprovadas”, publicou em uma rede social.

Dessa forma, segundo informações, o objetivo é adquiridos pelo menos 100 equipamentos refrigeradores, para instalação na  capital e nas principais cidades do interior baiano.

Contudo; ainda não há uma previsão de quando esses equipamentos serão comprados ou entregues.

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Covid-19: Vacinação deve começar com idosos, profissionais da saúde e indígenas

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *