Covid- 19- MS recomenda a 4ª dose de vacina para idosos de 70 anos

Covid- 19- MS recomenda a 4ª dose de vacina para idosos de 70 anos

Ministério da Saúde publicou na última sexta-feira (29) uma Nota Técnica que recomenda a aplicação de uma segunda dose de reforço contra a Covid-19 para idosos de 70 anos ou mais. A recomendação é indicada também para pessoas acima de 60 anos que vivem em instituições permanentes.

Até recentemente a segunda dose de reforço estava sendo recomendada apenas para idosos a partir de 80 anos. Estudos mostraram que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação. Com a nova recomendação, (70 anos), esta etapa da campanha passa a ter público-alvo de pouco mais de 14 milhões de brasileiros.

Para que a logística de vacinação aconteça, estados e municípios devem seguir a nova orientação de acordo com a disponibilidade de doses. Para isso, devem ser priorizadas as faixas etárias mais avançadas, com 90 anos de idade ou mais.

Alguns estados já se anteciparam e passaram a aplicar a dose em pessoas com menos de 80. Em Salvador, foi iniciada nesta segunda- feira (02/05) a aplicação da quarta dose para pessoas com 69 ou mais, desde que tenha quatro meses da aplicação da terceira dose e o nome esteja na lista da Secretaria Municipal da Saúde.

Foto de Bruno Concha/Secom.

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.