Corrida para iniciantes

Corrida para iniciantes

Você pretende adotar novos hábitos e começa a mudança fazendo corrida. Mas se imagina que correr é só colocar um par de tênis que sair pela ai correndo, está engado. Existem algumas regrinhas básicas que você deve seguir para não contrair um lesão física ou até mesmo evitar uma ataque cardíaco. Bom, agora deixemos de drama e vamos as dicas para começar da forma correta.

O presonal trainer Cristiano Parente, via a serie Minha Vida em Forma, fala dos cuidados que a pessoa de ter antes de iniciar a corrida. Veja vídeo abaixo. 

                   

1. Fazer um check-up geral do corpo

exame-medicomenorAntes de começar qualquer atividades física, você deve estar com a saúde em dia. Então, vá ao médico, informe sua pretensão e ele indicará quais exames serão necessários para o tipo de exercício que deseja fazer.

 

 

 

2. Aquecimento

aquecimento-corrida-swimexComeçar fazendo uma leve caminhada para aquecer os músculos e as articulações, aumentando a intensidade gradativamente. Após, aumente o ritmo para a caminhada moderada (acima da velocidade de passeio).

 

 

 

3. É barato, mas você precisa comprar certo

maxresdefaultCorrer é um esporte relativamente barato. Pra começar, você só precisa de roupa e um par de tênis, basicamente. Se tiver algum equipamento para monitorar seu treino, melhor ainda: pode ser um aplicativo do seu smartphone, um monitor/cronômetro simples.

 

4. Alimente-se

comer-para-correr-o2porminutoNão tem muito o que falar sobre isso, né?

Lembre-se que a alimentação é importantíssima para você ter saúde e conquistar seus objetivos na corrida. E se você não tiver ideia de como fazer isso ou simplesmente quiser dar um upgrade na sua alimentação, procure a orientação de um(a) nutricionista ou nutrólogo. Mas, independentemente do que ocorrer, nunca vá correr com fome. Pela o amor de Deus!

5. Não se esqueça de fortalecer

pernas_treinoO fortalecimento muscular é de extrema importância para correr, principalmente por se tratar de um esporte de alto impacto. Proteger os ossos, articulações, tendões e ligamentos. Por isso, invista algumas horinhas da sua semana na musculação, treinamento funcional ou pilates. Com isso, você vai melhorar a sua postura e dar mais estabilidade e força ao seu corpo para poder correr em segurança e minimizando riscos de lesões e desgaste do seu corpo.

6. Tenha metas

corridaCorrer por correr não tem tanta graça para muitas pessoas. Encontre a sua meta. Não precisa ser necessariamente igual à minha ou à da amiga. Sua meta pode ser simplesmente emagrecer ou melhorar seu cardio, por exemplo. Tudo vai do que você espera do esporte na sua vida.

 

 

7. Aproxime-se de outros corredores

fazeramigos_1Estar em contato com outros corredores, iniciantes ou mais avançados, vai te estimular a continuar em frente com a sua meta e com seus treinos, vai gerar maior identificação por pertencer a um grupo social, vai te dar novos amigos e muita informação, inspiração e apoio.

 

 

 

8. Tenha suporte profissional

89988349Se você não consegue ter disciplina para treinar sozinha, se sente insegura com isso ou apenas deseja ter orientações de quem entende do assunto, procure uma equipe de corrida ou treinadores que manjem tudo do assunto.

 

 

 

9. Faça revisão anual!

examescorridaPor fora você pode até parecer bem, mas e por dentro, como será que sua saúde anda? Faça sempre seus check-ups básicos com seu médico de confiança, principalmente se você tiver algum histórico familiar de problemas cardiovasculares. Isso porque estamos falando de uma atividade que pode ser bastante intensa dependendo do seu treinamento.

 

 

Redação Saúde no Ar*

João Neto

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.