Consumir café diariamente pode evitar o retorno do câncer de cólon

Consumir café diariamente pode evitar o retorno do câncer de cólon

cafeUma pesquisa realizada por pesquisadores do Centro para o Câncer Dana-Farber de Boston – Massachusetts, nordeste – aponta que o consumo de café diariamente pode evitar o retorno do câncer de cólon – o que possibilita as chances de cura. Pesquisadores revelam que encontraram os maiores benefícios entre os pacientes que ingeriram quatro ou mais xícaras de café todos os dias – cerca de 460 miligramas de cafeína.

No estudo clínico, os pacientes acompanhados foram tratados com cirurgia e quimioterapia de câncer colo-retal de grau III. Isto significa que as células cancerosas tinham invadido os gânglios próximos do tumor, mas não avançaram mais.

De acordo com o estudo publicado, consumir café diariamente pode evitar o retorno do câncer de cólon. Os pacientes acompanhados tiveram 42% menos probabilidade de volta do câncer do que aqueles que não tomaram café e apresentaram 33% menos riscos de morrer de câncer ou de qualquer outra causa.

Cientistas explicam que consumir duas a três xícaras de café por dia teve um efeito protetor considerado modesto. Eles destacam também que o efeito foi praticamente nulo quando a ingestão foi de uma xícara ou menos por dia.

Cerca de mil participantes que integraram ao estudo, responderam um questionário sobre sua dieta ao iniciar a pesquisa, durante a quimioterapia e consequentemente um ano depois.

Segundo o médico Charles Fuchs, diretor do centro de câncer gastro-intestinal do Dana-Farber, que liderou o estudo, a maioria dos casos em que o câncer de cólon voltou, ocorreu nos primeiros cinco anos depois do tratamento. Ele salientou também que a recorrência depois deste período, é uma coisa rara.

Resultados mostram que o risco de recorrência é de 35% em pacientes com um tumor de cólon grau III, no entanto, sem considerar os efeitos da cafeína.

Várias pesquisas recentes recomendam que o café poderia ter efeitos protetores contra várias formas de câncer, entre os quais o de fígado, mama e o melanoma, um agressivo tumor da pele, segundo Fuchs, portanto, este é o primeiro estudo sobre os efeitos do café no risco de recorrência de um câncer colo-retal.

Ainda de acordo com as análises, consumir o café regularmente, pode também reduzir o risco de se desenvolver diabetes na idade adulta – tipo 2.

Cientistas da pesquisa informaram que a análise aponta claramente que os efeitos protetores do café se devem completamente à cafeína e não a outros componentes, mesmo que, não haja definições para explicar o mecanismo. Portanto, outros estudos serão necessários para compreender como a cafeína atua nestes casos.

Fonte: Uol Notícias

L.O.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *