Construir hábitos saudáveis

Construir hábitos saudáveis

Cientistas comportamentais que estudam a criação de hábitos dizem que muitos de nós tentamos criar hábitos saudáveis da maneira errada. Tomamos decisões ousadas para começarmos a nos exercitar ou perder peso, por exemplo, sem adotar medidas necessárias para que tenhamos sucesso.

Agrupe seus hábitos

A melhor maneira de formar um novo hábito é conectá-lo a um hábito já existente. Para muitos a rotina mais forte é a matinal, portanto esse é um ótimo momento para adotar um novo hábito. Uma xícara de café da manhã, por exemplo, pode ser uma ótima oportunidade para iniciar uma prática de meditação de um minuto. Ou, enquanto escova os dentes, você pode fazer agachamentos ou ficar em um pé só para praticar o equilíbrio.

Pequenos hábitos

B. J. Fogg, pesquisador da Universidade de Stanford e autor do livro “Tiny Habits” (Hábitos Minúsculos, em tradução literal), ressalta que grandes mudanças de comportamento exigem um alto nível de motivação que muitas vezes não conseguimos manter. Ele sugere começar com hábitos minúsculos para que o novo hábito seja adotado da forma mais fácil possível. Fazer uma curta caminhada diária, por exemplo, pode ser o começo de um hábito de exercício. Ou colocar uma maçã em sua mochila todos os dias pode resultar em melhores hábitos alimentares.

Todos os dias

A lição é que os hábitos levam muito tempo para serem criados, mas esse processo é mais rápido quando os fazemos com mais frequência; portanto, comece com algo razoável que seja realmente fácil de fazer. É mais provável que você crie o hábito de se exercitar se fizer pequenos exercícios – polichinelos, pose de ioga, caminhada rápida – todos os dias, em vez de tentar ir à academia três dias por semana. Depois que o exercício diário se tornar um hábito, você poderá explorar formas de exercício novas e mais intensas.

Crie recompensas para você mesmo

As recompensas são uma parte importante da criação de hábitos. Quando escovamos os dentes, a recompensa é imediata – um hálito fresco de menta. Mas algumas recompensas – como a perda de peso ou a mudança física decorrente de exercícios – demoram mais para serem notadas. Por isso, criar recompensas imediatas ajuda na criação de hábitos. Ouvir audiolivros durante uma corrida, por exemplo, ou assistir ao seu programa de culinária favorito enquanto você usa a esteira, pode ajudar a reforçar o hábito de se exercitar. Ou planeje um encontro para se exercitar com um amigo e a recompensa será passar um tempo com ele.

Fonte: New York Times

 

 

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