Comitê de Emergência contra COVID-19 destaca necessidade de esforços a longo prazo

Comitê de Emergência contra COVID-19 destaca necessidade de esforços a longo prazo

Em reunião na ultima sexta-feira (31/07), o  Comitê de Emergência da COVID-19, ressaltou os esforços dos órgãos de saúde no combate a pandemia. Após uma discussão e análise completas das evidências, o Comitê concordou por unanimidade que o surto ainda constitui uma emergência de saúde pública de interesse internacional (PHEIC).

O diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), concordou com o parecer do Comitê e confirmou que o surto de COVID-19 continua a constituir uma emergência de saúde publica internacional. A pandemia é uma crise de saúde que ocorre uma vez no século, cujos efeitos serão sentidos nas próximas décadas, muitos países que acreditavam ter passado pelo pior agora estão enfrentando novos surtos. Alguns que foram menos afetados nas primeiras semanas agora estão vendo um número crescente de casos e mortes. E alguns que tiveram grandes surtos os colocaram sob controle “. 

O Comitê fez uma série de recomendações à OMS e aos Membros sobre a organização de parceiros multilaterais globais e regionais para a preparação e resposta ao COVID-19, para apoiar os Estados Membros na manutenção dos serviços de saúde, ao mesmo tempo em que acelera a pesquisa e o eventual acesso a diagnósticos, terapias e vacinas. 

Aconselhou os países a apoiar esses esforços de pesquisa, inclusive por meio de financiamento, e a unir esforços para permitir a alocação equitativa de diagnósticos, terapêuticas e vacinas, participando do Acelerador de Acesso a Ferramentas COVID-19 (ACT), entre outras iniciativas. Durante reunião também sou sugerido pelo comitê que os países a fortaleçam a vigilância em saúde pública para identificação de casos e rastreamento de contatos, inclusive em locais com pouco recurso, vulnerabilidade ou alto risco, e a manter serviços de saúde essenciais com financiamento, suprimentos e recursos humanos suficientes. 

A declaração do Comitê, com mais detalhes da reunião e suas recomendações, está disponível aqui

Uma lista dos membros do Comitê está disponível aqui

Veja também:  Desfechos da pandemia na educação: 180 escola e instituições superiores fecham no CE

Porto Feliz: o tratamento precoce da Covid-19

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *