Coisas da Consciência, com Maribel Barreto: 05-11-2019

Coisas da Consciência, com Maribel Barreto: 05-11-2019
Programa Saúde no Ar – Rádio Excelsior – Coisas da Consciência, com Maribel Barreto: 05-11-2019
Olá! Sou Maribel Barreto, e estamos juntos hoje no Quadro do Programa Saúde Integrativa, com a série Coisas da Consciência.
Tudo que o Ser Humano necessita, necessitou ou necessitará, esteve, está e estará estabelecido pelas Leis Divinas. E isto nos impulsiona a saber não desviar daquilo que elas estabelecem, pois exprimem saber puro e quem quer saber o que ainda não sabe que busque tais Leis.
Dentre as diversas benesses das Leis, destacamos que elas nos dão uma vantagem que é a de sabermos as consequências dos nossos atos, antes de cometê-los, até porque uma das coisas mais difíceis é saber se estamos planejando fazer a coisa certa ou mesmo se estamos fazendo o certo.
Assim sendo, saber sobre as Leis não é tudo, mas muito importa, pois é o primeiro passo para a libertação, lembrando que o saber, sentir e ser são fases inevitáveis do processo evolutivo do gênero humano, e são as Leis que nos levam ao saber; o saber nos leva ao sentir; e o sentir nos leva ao ser.
Saber, portanto, é conhecer, que deve transformar-se em sentir e este, em ser. Neste sentido, Ser inteligente o bastante significa saber pensar o Belo, Rico e Significativo; saber aprender a interiorizar-se; ter consciência científica; e saber administrar seus sentimentos, pensamentos e atos, principalmente ante as pressões, as provações e as tentações, com fins da integração humana.
Isto posto, que nossas ações possam se radicar na integração, em nosso ser, do sentir, pensar e agir, e para tanto, importa-nos saber sentir, saber pensar e saber agir.

Biografia de Maribel Barreto:

Nascida em Jequié – BA, em 16 de novembro de 1973, Maribel Oliveira Barreto tem como títulos o Pós-doutorado em Consciência, Transdisciplinaridade e Educação pela Universidade Católica de Brasília/Brasil, em 2009 e em Criatividade e Educação pela Universidade de Brasília/UNB/Brasil, em 2006; o Doutorado em educação pela Universidade Federal da Bahia/Brasil, em 2004; o Mestrado em educação, a Especialização em Psicopedagogia e a Graduação em Pedagogia, além de ter recebido em 2007, no CIHCE, o Título de Doutora Honoris Causa de Iberoamerica, em Panamá.

Consultora em Ciências da Educação e pesquisadora da temática Consciência há 30 anos, Maribel Barreto também é membro da Associação Internacional de Estudos Científicos da Consciência (ASSC). Tem experiência como Coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social da Fundação Visconde de Cairu (2001-2015). Tem certificação Internacional em Coaching (ICC). Líder do Núcleo de Estudos sobre Autoconhecimento e Consciência do Instituto Superior de Educação Ocidemnte (ISEO).

Membro da Academia de Letras de Jequié. Membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Tem experiência como educadora de diversas organizações governamentais, particulares e do terceiro setor, além de experiência internacional como palestrante nos países Canadá, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Estados Unidos, México, Panamá, Peru, Portugal.

Autora dos livros: O papel da consciência em face dos desafios atuais da educação (2005); Teoria e prática de uma educação integral (2006); Ensaios sobre Criatividade – Vol. I (2007); Ensaios sobre Criatividade – Vol. II (2008); Os Ditames da Consciência – Vol. I (2009); Os Ditames da Consciência – Vol. II: “A Consciência traz o que é verdadeiro e isto é porta” (2010); Os Ditames da Consciência – Vol. III: “A Consciência atrai o que vai adiante” (2011); Ensaios sobre Consciência (2012); Os Ditames da Consciência – Vol. IV: “A Consciência em busca de si mesma” (2013); Os Ditames da Consciência – Vol. V: “Consciência significa sem medida” (2014); Os Ditames da Consciência – Vol. VI: “Elevado ao Nada” (2015); Os Ditames da Consciência – Vol. VII: “Isto é Atemporal” (2016); Os Ditames da Consciência – Vol. VIII: “O Vácuo é Pleno” (2017); Os Ditames da Consciência – Vol IX: “À Ode Humana”. Além de diversos artigos científicos sobre as temáticas Consciência, Educação Integral e Criatividade.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *