Clareadores dentais agora só com receita

Clareadores dentais agora só com receita

Os clareadores dentais cuja concentração estiver acima de 3% de peróxido de hidrogênio, presente ou liberado a partir de outras substâncias, não poderão mais ser vendidos sem receita médica. A determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo a qual esses produtos só poderão ser vendidos com receita médica. A norma tem como objetivo prevenir os danos que podem ocorrer, a partir do uso destes clareadores sem a orientação de um profissional habilitado.

Principais produtos usados para clareamento, os agentes clareadores contendo mais de 3% de peróxido de oxigênio, podem causar vários problemas se usados indevidamente, tais como a sensibilidade dentária, alteração de superfície do esmalte, absorção radicular, alterações pulpares e dano periodontal.

Diversos conselhos regionais de odontologia, o conselho federal e associações de classe já haviam indicado a necessidade de rever as regras para a venda desses clareadores  e a questão estava sob consulta desde abril do ano passado.

Além de receita assinada por um profissional habilitado, a Anvisa também determinou que a propaganda destes produtos só possa ser veiculada em publicações dirigidas aos profissionais prescritores, e que as embalagens tragam impressa a expressão “venda sob prescrição de profissional legalmente habilitado”.

A partir desta medida, a venda destes clareadores também ficará restrita aos estabelecimentos com autorização para a venda de produtos de saúde.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.