O registro de cinco medicamentos genéricos inéditos no Brasil foram autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quarta-feira (21). Os novos produtos são: cloridrato de moxifloxacino, ciclesonida, baclofeno, dienogeste e pitavastatina, que substituem produtos de referência que ainda não tinham nenhuma alternativa mais barata no país, e que vão custar pelo menos 35% a menos que os medicamentos de referência.
Segundo a Anvisa, o registro dos genéricos é uma das prioridades da agência para estimular a concorrência e promover a queda dos medicamentos.
O cloridrato de moxifloxacino é um antibiótico que pode ser usado em infecções respiratórias, pneumonia, sinusite, bronquite crônica e doença inflamatória pélvica. O medicamento de marca com esse princípio ativo é o Avalox.v. A ciclesonida, princípio ativo do medicamento Alvesco, é usado para tratar os sintomas da rinite alérgica.
O baclofeno é um relaxante muscular usado para aliviar rigidez e espasmos musculares decorrentes de condições como esclerose múltipla e doenças cerebrais. O medicamento de referência é o Lioresal.
Já o dienogeste é indicado para tratar sintomas dolorosos da endometriose e um medicamento de marca no mercado com esse princípio ativo é o Allurene.
A pitavastatina, por sua vez, indicada como terapia adjunta à dieta para reduzir níveis de colesterol e triglicérides, pode substituir o medicamento de marca Livalo que possui este sistema ativo.