Cedeba e o Dia Mundial do Diabetes

Cedeba  e o Dia Mundial do Diabetes

Dia 14 de novembro, é Dia Mundial do Diabetes, data em que cresce a mobilização em todo o planeta para chamar atenção para a importância da prevenção e sobre os cuidados para se evitar as complicações da doença.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, em parceria com o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), já está com a programação fechada para o novembro azul e está motivando profissionais para que invistam em ações educativas que possibilitem prevenir ou retardar o aparecimento do diabetes.


"Sextazul" no Cedeba

Na programação do Cedeba, no dia 14, o azul estará em destaque com a "Sextazul". É que o símbolo global do diabetes é o círculo azul. Criado como parte da campanha mundial de conscientização "Unidos pelo Diabetes", foi adotado em 2007. O círculo, como explica a diretora do Cedeba, Reine Chaves, "simboliza a vida e a saúde, e o azul reflete o céu que une todas as nações". A junção do círculo com a cor azul significa a unidade da comunidade global em resposta à epidemia do diabetes e funciona como um estímulo para a união na luta de controle da doença em todas as nações.

As comemorações da "Sextazul" no Cedeba, no dia 14 de novembro, seguem as orientações contidas no site www.diamundialdodiabetes.org.br, tendo como público alvo os pacientes diabéticos, e com outras endocrinopatias que serão atendidos no dia (consultas), uma forma de agregar também os pacientes que não são portadores de diabetes mas, certamente irão propagar a prevenção e controle entre os familiares e população em geral.

O marco principal do evento será a apresentação lúdica sobre prevenção do diabetes para os pacientes matriculados no Cedeba, uma forma de vivenciar como ter uma vida saudável. Será apresentado um "Repente" sobre diabetes, formado por profissionais de saúde que atuam em educação e diabetes. As apresentações serão das 9 às 11 horas e das 13 às 14 horas, deforma itinerante nas diversas alas da unidade.

Nos mesmos horários do repente, haverá apresentação da peça teatral "Xô, Dona Hipo", tendo como proposta divulgar a importância dos cuidados na prevenção da hipoglicemia. De autoria da enfermeira do Cedeba, Maria das Graças Velanes de Faria, coordenadora da Codar (Educação e Apoio à Rede) a peça tem como atores agentes comunitários de saúde do Centro de Saúde Major Cosme de Farias, sob a supervisão da enfermeira Maria de Fátima Leal, do PACS (Agentes Comunitários de Saúde).

 

Dinâmicas educativas também serão realizadas, na Sala de Educação em Diabetes do Cedeba, com Rodas de Conversas e aplicação de jogos lúdicos. Também para assinalar a data, serão distribuídos em toda a Unidade laços azuis, simbolizando o Novembro Azul.

Com o apoio do Grupo de Voluntários da Bahia – AMA – (Ação- Movimento-Alegria) estão sendo arrecadados adoçantes na unidade, que serão distribuídos com as pessoas com diabetes no Dia Mundial e durante os grupos de educação, ao longo do ano. Esta campanha, que tem como tema: "Adote uma pessoa com diabetes", simboliza uma ação de responsabilidade social.

Origem da comemoração

A data 14 de novembro foi definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo.

Em 2007, a Assembléia-Geral da ONU aprovou a Resolução nº 61/225, considerando o diabetes um problema de saúde pública e conclamando os países a divulgarem esse dia como forma de alerta, e os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença. Por coincidência, também em 2007, entrou em vigor, no Brasil, a Lei nº 11.347/2006, que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos, e materiais necessários à sua aplicação, para o tratamento de portadores de diabetes, reforçando, assim, a garantia constitucional do Sistema Único de Saúde (SUS) de atendimento universal e equânime.

Fonte Sesab

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *