Câncer - Prevenção e cura

Câncer - Prevenção e cura

Nesta  sexta-feira, 22.11, no Programa Saúde no ar com transmissão das 09 às 10h, pelas Rádios Excelsior AM 840 e Web Saúde no ar. Patrícia Tosta entrevista o Cirurgião Oncológico e Coordenador da Ação Nacional de Combate ao Câncer, o Dr. Cláudio Quadros e o Colunista do Saúde e Cidadania, Ezequiel Oliveira com o tema: Câncer: Conhecer, Prevenir, Transformar.

Assista o vídeo do Programa:

Neste Sábado, 24/11, ação preventiva contra o Câncer em 24 cidades brasileiras, inclusive em Salvador.

Dados da organização mundial da saúde evidenciam que em 2040, no Brasil, haverá um aumento de 78,4% dos casos de câncer e a mortalidade por câncer aumentará em 95%, câncer será a primeira causa de morte entre os brasileiros. Relatório do Tribunal de Contas da União evidencia que 56% dos pacientes com câncer, quando iniciam o tratamento pelo SUS, já estão com metástases, nos estádios mais avançados 3 e 4, em que a chance de cura do câncer é mais difícil. Em câncer na boca, por exemplo, 79% dos pacientes no SUS já têm metástases ao início do tratamento: 50% têm estádio 4 e 29% estádio 3. Outros exemplos, 83% dos pacientes com câncer de pulmão e 79% dos pacientes com câncer de estômago já têm metástases quando iniciam o tratamento no SUS. Só as neoplasias que fazem parte das campanhas anuais de prevenção têm melhora desses índices, como câncer de mama (44% dos pacientes com metástases ao início do tratamento no SUS), próstata (46% dos pacientes com metástases) e colo de útero (50% dos pacientes com metástases). Estes dados evidenciam a importância de esclarecer à população de como se evitar e principalmente como se detectar precocemente o câncer para que se aumente o número de pacientes tratados em estádios iniciais e assim possam ter o benefício de serem curados.

 

Em Salvador, haverá um grande mutirão no Parque da Cidade, das 8 às 13 horas com atendimento médico gratuito para detecção do câncer além de várias atividades que promovem uma vida saudável. O atendimento médico será oferecido após triagem para avaliações de casos suspeitos de câncer, sendo oferecidos os seguintes números de atendimentos:
– lesões de pele: serão 200 avaliações de pessoas com lesões suspeitas de câncer de pele.
– alterações gastrointestinais: serão 100 pessoas avaliadas com possível solicitação de exames;
– pulmão: 200 avaliações com possível solicitação de exames além de orientação de como parar de fumar.
– saúde da mulher: serão 200 avaliações com realização de 45 preventivos ginecológicos em pacientes com sintomas suspeitos de câncer ginecológico.
– mamografia: para mulheres maiores com 50 anos ou mais e que não tenham realizado mamografia nos últimos 2 anos, serão realizadas 50 mamografias no evento e solicitadas 200.
– cavidade oral e laringe: serão 200 pessoas avaliadas com lesões suspeitas de câncer de boca.
– próstata: serão 300 avaliações da próstata com toque retal e solicitação de exames para casos suspeitos.
Os casos diagnosticados com câncer serão encaminhados para tratamento no Hospital Aristides Maltez, Hospital da Mulher e CICAN.

Serão também realizados testes rápidos de HIV, sífilis e glicemia. Aferição de pressão arterial. Cálculo de peso ideal e orientação nutricional por Nutricionistas, além de muitos exercícios físicos orientados por educadores físicos.

Para fazer os exames de mamografia e preventivo ginecológico é necessário levar cartão do SUS, documento com foto e comprovante de residencia, com fotocópias. Para atendimento médico e demais exames é necessário RG.

Haverá unidade para doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea.

As Bandas da Polícia Militar da Bahia, dos Bombeiros Militares da Bahia, da Força Aérea e do 190 Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro se apresentarão. Vídeos educativos serão exibidos, além de muita música com dj, aulão fit, aulão de yoga, aulão de zumba, mini-aula de nutrição, apresentação de capoeira, apresentação de fit dance.
Além de muitas atividades para as crianças com pula-pula, piscina de bolinhas, oficina de slime, sorteio de brindes, equitação com a cavalaria da Polícia Militar que também apresentará os cães treinados.

A programação completa pode ser vista no www.troqueomedoporesperanca.com.br

As instituições que estão promovendo esse grande mutirão de combate ao câncer em Salvador são:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, Marinha do Brasil, Polícia Militar da Bahia, Prefeitura Municipal/Secretaria de Saúde, Hospital da Mulher, Rotary, Exército Brasileiro, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Aeronáutica, Fundação HEMOBA, SBOC, Influenciadores Digitais por uma Vida Saudável, Hospital Aristides Maltez, Conselho Federal de Medicina, COBRALC, SBRT, Bombeiros Militares da Bahia, CICAN, Hospital Cárdio Pulmonar e as Ligas Acadêmicas de Estudantes de Medicina: LAO, LAMIC, LAPSU, LAON, LAMEG, LAM, LACMEB, LACIR, LINEB, LIET, LAGHEB, com o patrocínio ouro da Oncologia D’Or/CEHON, AMO; patrocínio prata: NOB/Oncoclínicas e patrocínio bronze: Grupo CAM/CLION.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *