Campanha global Não Esqueça da Hanseníase

Campanha global Não Esqueça da Hanseníase

Nesta quarta-feira, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou no Rio de Janeiro, o termo de cooperação para a adesão à campanha global Não Esqueça da Hanseníase (Don’t Forget Hansen’s Disease).

Assim, a campanha idealizada pelo embaixador da boa vontade da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Eliminação da Hanseníase, Yohei Sasakawa; tem como o objetivo que governos, organizações e pessoas não se esqueçam da importância de se fazer o diagnóstico; devido tratamento da hanseníase em meio à pandemia de covid-19.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico de Hanseníase do Ministério da Saúde, o diagnóstico de novos casos da doença no Brasil caiu pela metade de 2019 para 2020. Assim, para o coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan); Artur Custódio, a diminuição das notificações é preocupante, já que não indica redução de novos casos.

Campanha

Além da Fiocruz e do Morhan; o termo de cooperação de adesão à campanha global Não Esqueça da Hanseníase também teve assinatura da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro; bem como, pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio, Instituto Carlos Chagas, Rede Universitária de Combate a Hanseníase (ReúnaHans/RJ) e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Dessa forma, a hanseníase, doença infecciosa que afeta a pele e os nervos, podendo causar lesões irreversíveis. O tratamento e acompanhamento são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com medicação adequada, e a doença tem cura. A transmissão ocorre pelo contato próximo e prolongado com pessoas sem tratamento.

Além disso, entre os sintomas da hanseníase incluem manchas esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas na pele, com mudanças na sensibilidade à dor; bem como calor e toque, fisgada e formigamento nos nervos dos membros; perda de pelos e redução da transpiração; pele e olhos ressecados; inchaço nas mãos e nos pés; inchaço e dor nas articulações; feridas, sangramento e ressecamento no nariz; febre e mal-estar geral; feridas nas pernas e nos pés; e nódulos avermelhados ou doloridos pelo corpo.

 

 

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.