Campanha de alerta sobre o Diabetes começa na Bahia

Campanha de alerta sobre o Diabetes começa na Bahia

Diversas ações já estão programadas para acontecer durante a campanha de alerta sobre o Diabetes na capital baiana e nos interiores do Estado.  

Em Salvador, o Saúde no Ar prepara uma programação especial para contemplar o dia 14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes. Entre os dias 10 e 14, os ouvintes da Rádio Excelsior – emissora que transmite o programa Saúde no Ar, de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h – vão contar com vários debates e orientações de alerta sobre as precauções e consequências da doença.

Nesta segunda-feira, o Saúde no Ar iniciou com o tema Controle da Glicemia e Vida Saudável levando a participação da presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes Regional da Bahia e Coordenadora do CODEBA, Odelisa Matos. No decorrer da semana serão abordadas  ainda temas Atividade Física e Diabetes, com a endocrinologista Ana Claudia Ramalho e Nutrição e Diabetes, com a nutricionista Ísis Gonçalves Teodoro.

As ações continuam em vários espaços da cidade, incluindo shoppings, universidades, unidades de saúde, largos e instituições diversas. No dia 14 de novembro, o Shopping Iguatemi abre as portas para a Mostra Vida Saudável e Diabetes. A ação começa a partir das 9h, e oferece quatro espaços fixos com os temas “Nutrição e Alimentação”, “Cuidado com a pele do Diabético e “Prevenindo o Diabetes”. Haverá também espaço para  "Tira Dúvidas”, além de exposições de instrumentos avançados, utilizados na área da saúde e produtos diet, com degustação.

Espetáculo de Teatro também integra a ação da Campanha do Diabetes da capital baiana.  Nessa mobilização, quem fará o espetáculo é peça teatral Sem Açúcar e com Afeto. A apresentação acontece no dia 22 de novembro, no Teatro Modulo, na Avenida Professor Magalhaes Neto, 1177 – Pituba, próximo ao Hospital da Bahia.  

Interior – Em Feira de Santana, a população conta com o II Mutirão do Diabético. A ação acontece no dia 8 de novembro, no Serviço de Residência Médica do Hospital de Olhos de Feira de Santana (CLIHON), localizado na Avenida Sampaio, 543 – Centro, das 7h às 13h. 

Durante a mobilização, os feirenses serão contemplados com atendimento oftalmológico, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, orientação nutricional e atividades na área de fisioterapia educação física. Os serviços serão gratuitos. O evento conta com a parceria da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS e do Centro de Atenção ao Hipertenso e Diabético – CADH, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Outro interior que abraça a Campanha do Diabetes, é a cidade de Ubat=ã. No dia 14 de novembro, serão oferecidos no município testes de glicemia, aferições de pressão arterial e tipagem sanguínea, além de atendimento farmacêutico, dentário, nutricional e fisioterapêutico. Todos os serviços são gratuitos e promovido pela Farmácia Central de Ubatã, localizada na Avenida Presidente Médice, 409, Centro. A ação conta com a parceria da Secretaria de Saúde do Ubatã.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.